"Unleash your creativity and unlock your potential with MsgBrains.Com - the innovative platform for nurturing your intellect." » Portuguese Books » 🌞🌞 ,,O Alquimista'' -de Paulo Coelho🌞🌞

Add to favorite 🌞🌞 ,,O Alquimista'' -de Paulo Coelho🌞🌞

Select the language in which you want the text you are reading to be translated, then select the words you don't know with the cursor to get the translation above the selected word!




Go to page:
Text Size:

“Linguagem Universal”, como é chamada em outros trechos do romance, é essa? Qual a diferença entre ela e a linguagem comum? Ela é falada, ou expressa, de um modo diferente? Por que o fascínio com pinturas e palavras faz com que as pessoas a esqueçam?

7. O tempo todo, o rapaz é incentivado a ler os sinais para saber o que fazer. O que é um sinal? Qual a relação entre eles e a “Linguagem Universal”, e a busca pela “Lenda Pessoal”? Cite alguns dos sinais que aparecem diante do rapaz no livro. Você já se deparou com alguma coisa que parecia um sinal?

8. Como Santiago se sente ao encontrar Fátima?

Como ele sabe que é amor? O que ela lhe ensina sobre o amor?

9. No início do romance, o Rei diz ao rapaz que seu livro fala do que quase todos os livros falam: “Da in-capacidade que as pessoas têm de escolher seu próprio destino. E termina fazendo com que todo mundo acre-dite na maior mentira do mundo […]: em determinado momento de nossa existência, perdemos o controle de nossa vida, e ela passa a ser governada pelo destino”

(p. 39). Apesar disso, ao longo de todo O Alquimista, o 8

conceito de maktub — a ideia de que nosso destino já está escrito — é defendido por vários personagens.

Qual a diferença entre ser controlado pelo destino e descobrir o próprio destino ou “Lenda Pessoal”?

10. Como você interpreta o final do romance? Qual a importância de o tesouro de Santiago estar enterrado não nas pirâmides, mas na Espanha, na mesma igreja abandonada onde ele iniciou sua jornada? Qual o significado do fato de Santiago descobrir isso pela boca de um homem que também sonhou, mas se negou a ir atrás desse sonho?

11. O Alquimista trata de um pastor que viaja pelo deserto numa caravana, vivencia diversas experiências mágicas e encontra muitos personagens extraordinários.

De que forma você conseguiu se identificar com a história, embora o mundo que ele descreve seja tão diferente da vida contemporânea no Ocidente? Que aspectos da história lhe parecem mais relevantes? Ler o romance mudou a forma como você encara a própria vida?

12. Em que período de tempo você acha que se passa a história de O Alquimista? Por que razão você imagina que Coelho não indicou com clareza em que época ocorrem os acontecimentos do livro? Por que, na sua opinião, Santiago é chamado apenas de “o rapaz”

do início ao fim do romance?

9

Perguntas para discussão em sala de aula

1. Qual a importância de Santiago ter se tornado um pastor, e não um padre, como esperavam seus pais?

Por que ele tomou essa decisão? O que o trabalho como pastor lhe possibilitava fazer?

2. O Rei Melquisedec diz ao rapaz que, na juven-tude, “tudo é claro, tudo é possível”, mas que, com o passar do tempo, uma misteriosa força nos convence a deixar de lado nossos sonhos (p. 42). Você acha que é verdade? Quais são as “forças misteriosas” que amea-çam nos tolher quando ficamos mais velhos?

3. O Rei também diz ao rapaz que, quando se quer alguma coisa, “todo o Universo conspira para que você realize seu desejo” (p. 43). Ele explica o “Princípio Favorável”, ou sorte de principiante. De quem Santiago recebe ajuda em sua jornada? Você já foi beneficiado alguma vez pela sorte de principiante?

4. Depois que lhe roubam todo o dinheiro em Tân-ger, que postura Santiago decide adotar em relação à própria situação? Isso o deixou surpreso? O que faz com que ele aceite dessa maneira sua perda?

5. Quando Santiago encontra o Alquimista, tem vontade de abandonar sua jornada em busca do tesouro e ficar nas pirâmides. No oásis, ele se tornou um con-10

selheiro respeitado, apaixonou-se perdidamente por Fátima, e não quer nada além de permanecer onde está.

Como o Alquimista o convence a seguir em frente?

6. O Alquimista diz que, para encontrar seu tesouro, o rapaz tem que ouvir o próprio coração. Por que o Alquimista acha que o coração é mais importante, ou mais confiável, que a cabeça? Como e por que o coração é capaz de compreender coisas que a mente não consegue?

7. Quando Santiago e o Alquimista são capturados por uma das tribos bárbaras, Santiago precisa se transformar em vento para salvar a própria vida. Ele pede ajuda ao deserto, ao vento e ao sol, mas nenhum deles sabe transformar um homem em vento. Onde o rapaz encontra a resposta? Qual o significado maior dessa resposta?

8. Se você pudesse fazer uma pergunta a Paulo Coelho, qual seria? Como você acha que ele iria responder?

11

Temas para pesquisas e projetos de escrita

1. Faça uma pesquisa sobre a história da alquimia e explore as maneiras como Coelho emprega a teoria e a prática dessa ciência mística em O Alquimista. Pode ser interessante levar em conta a relação entre a alquimia e as pirâmides; a alquimia nas culturas cristã e mu-çulmana; ou a alquimia como meio de transformação tanto material quanto espiritual.

2. Grande parte dos acontecimentos em O Alquimista depende da interpretação correta de sinais e coincidências significativas, aquilo que o psicanalista suíço Carl Jung batizou de sincronicidade. Faça uma pesquisa sobre a sincronicidade e discuta os trechos do romance em que “coincidências” desempenham um papel importante para guiar Santiago.

3. Durante algumas semanas, analise atentamente sua maneira de tomar decisões. Leve em conta as se-guintes perguntas: fatores não racionais desempenham um papel importante nas suas escolhas? Você fica à procura de “sinais” para orientá-lo? A leitura de O Alquimista transformou sua forma de encarar esse processo? Redija um ensaio narrativo em que você relata uma decisão que tomou. Reflita sobre os fatores que influenciaram seu processo de tomada de decisão.

12

4. Em O Alquimista, o rei Melquisedec explica o

“Princípio Favorável”, ou a sorte de principiante, conceito que também é importante no zen-budismo, que valoriza a “mente de principiante”. Pesquise um pouco esse tema e discuta como ele é tratado no romance. Em que situações ele ajuda Santiago? Por que um principiante teria mais sorte que alguém com mais experiência? Você já foi beneficiado pela sorte de principiante ou presenciou alguém se sair surpreendentemente bem na primeira tentativa?

5. Escreva um artigo discutindo qual você acre-dita ser sua própria “Lenda Pessoal”. Há um sonho que você queira realizar? Usando O Alquimista como guia, crie um ensaio visual multimídia que apresente sua

“Lenda Pessoal”. Esse ensaio deve incluir imagens, sons e texto.

6. Muitas buscas espirituais envolvem uma travessia do deserto. Faça uma pesquisa sobre o tema da es-piritualidade do deserto, discutindo a relação entre a paisagem exterior e o mundo interior em O Alquimista.

Sob que aspectos o deserto serve como cenário ideal para uma jornada espiritual? O que Santiago aprende a seu próprio respeito no deserto?

7. Escreva uma análise literária formal, exami-nando as relações entre professores e discípulos em O Alquimista. Identifique todos os mestres de Santiago

— humanos, divinos, animais e naturais — e discuta o que o rapaz aprende com eles.

Are sens

Copyright 2023-2059 MsgBrains.Com