"Unleash your creativity and unlock your potential with MsgBrains.Com - the innovative platform for nurturing your intellect." » Portuguese Books » 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Add to favorite 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Select the language in which you want the text you are reading to be translated, then select the words you don't know with the cursor to get the translation above the selected word!




Go to page:
Text Size:

LEI DE ADORAÇÃO

Objetivo da adoração – Adoração exterior – Vida contemplativa

– A prece – Politeísmo – Sacrifícios

Objetivo da adoração

649. Em que consiste a adoração?

“É a elevação do pensamento em direção a Deus. Pela adoração a pessoa aproxima de Deus a sua alma.”

650. A oração é o resultado de um sentimento inato ou produto de um ensino?

“Sentimento inato, como o da existência de Deus. A consciência da sua fraqueza leva o homem a se curvar diante daquele que o pode proteger.”

651. Terá existido povos desprovidos de todo sentimento de adoração?

“Não, jamais existiu um povo ateu. Todos compreendem que há acima de tudo um ser supremo.”

652. Podemos considerar a adoração como tendo sua fonte na lei natural?

“A adoração está na lei natural, pois ela é o resultado de um sentimento inato no homem. Por essa razão é que a encontramos em todos os povos, embora sob formas diferentes.”

Adoração exterior

653. A adoração tem necessidade de manifestações exteriores?

“A verdadeira adoração está no coração. Em todas as vossas ações,

309 – O Livro dos Espíritos

lembrem-se sempre de que um senhor vos observa.”

653-a. — A adoração exterior é útil?

“Sim, se não for uma vã simulação. É sempre útil dar um bom exemplo, mas aqueles que o fazem somente por afetação e amor-próprio, e cuja conduta desmente sua aparente piedade, estes dão um exemplo antes mau do que bom e causam mais danos do que pensam.”

654. Deus tem preferência pelos que o adoram desta ou daquela maneira?

“Deus prefere os que o adoram do fundo do coração, com sinceridade, fazendo o bem e evitando o mal, aos que acreditam honrá-lo por meio de cerimônias que não os tornam melhores para com os seus semelhantes.

“Todos os homens são irmãos e filhos de Deus; ele chama para si todos os que seguem suas leis — qualquer que seja a forma pela qual se exprimam.

“Aquele que só tem a aparência externa da piedade é um hipócrita.

Aquele em quem a adoração não passa de fingimento e está em contradição com a sua conduta, este dá mau exemplo.

“Aquele que faz da adoração do Cristo uma profissão e que é orgulhoso, invejoso e ciumento, que é duro e implacável para com os outros, ou ambicioso pelos bens deste mundo, eu lhes digo que a religião está nos seus lábios e não no coração. Deus, que vê tudo, dirá: aquele que conhece a verdade é cem vezes mais culpável do mal que faz do que o ignorante selvagem do deserto, e será tratado consequentemente no dia da justiça. Se um cego vos derruba ao passar, vocês o desculparão; se é um homem que enxerga claramente, vocês se queixarão e com razão.

“Então, não perguntem se há alguma forma de adoração mais conveniente, porque isso equivaleria a perguntar se é mais agradável a Deus ser adorado num idioma do que noutro. Mais uma vez vos digo: os cânticos não chegam a ele senão pela porta do coração.”

655. É reprovável praticar uma religião em que não se acredita no fundo d’alma, quando se faz isso só por respeito humano e para não escandalizar os que pensam de outra forma?

“Nisto, como em muitas outras coisas, a intenção é a regra. Aquele que

310 – Allan Kardec

não tenha em vista senão respeitar as crenças de outros, este não procede mal; ele se comporta melhor do que alguém que os ridicularizasse, porque então faltaria com a caridade. Mas aquele que pratica por interesse e por ambição torna-se desprezível aos olhos de Deus e dos homens. Deus não pode ter como agradáveis aqueles que têm a aparência de ser humilde diante dele tão somente para receberem a aprovação dos homens.”

656. A adoração coletiva é preferível à adoração individual?

“Pessoas reunidas por uma comunhão de pensamentos e de sentimentos têm mais força para atrair os bons Espíritos. É o mesmo que se dá quando se reúnem para adorar a Deus. Todavia, não creiam por isso que a adoração particular seja menos eficaz, pois cada um pode adorar Deus pensando nele.”

Vida contemplativa

657. As pessoas que se entregam à vida contemplativa, não fazendo nenhum mal e não pensando senão em Deus, têm algum mérito aos seus olhos?

“Nenhum, porque se não fazem o mal também não fazem o bem, e se tornam inúteis. Além disso, não fazer o bem já é um mal. Deus quer que pensemos nele, mas não quer que só pensemos nele, uma vez que ele deu ao homem deveres a cumprir na Terra. Quem passa todo o tempo na meditação e na contemplação nada faz de meritório aos olhos de Deus, porque sua vida está toda individualizada e inútil à humanidade, e Deus lhe pedirá contas do bem que não tenha feito.” (Ver a questão 640.)

A prece

658. A prece é agradável a Deus?

“A prece sempre é agradável a Deus quando ditada pelo coração, pois a intenção é tudo para ele, e a prece de coração é preferível àquela que você pode ler — por mais bela que seja — se for lida mais com os lábios do que com o pensamento. A prece é agradável a Deus quando dita com fé, fervor e

311 – O Livro dos Espíritos

sinceridade, mas não creiam que ele fique tocado com a da pessoa vã, orgulhosa e egoísta — a menos que isso signifique de sua parte um ato de sincero arrependimento e de verdadeira humildade.”

Are sens

Copyright 2023-2059 MsgBrains.Com