"Unleash your creativity and unlock your potential with MsgBrains.Com - the innovative platform for nurturing your intellect." » Portuguese Books » 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Add to favorite 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Select the language in which you want the text you are reading to be translated, then select the words you don't know with the cursor to get the translation above the selected word!




Go to page:
Text Size:

“Não; para os Espíritos tudo está à mostra, sobretudo quando eles são perfeitos. Eles podem se afastar, mas sempre se veem. Isto, porém, não constitui uma regra absoluta, porque certos Espíritos podem muito bem se tornar invisíveis para outros Espíritos, se julgarem útil fazê-lo.”

284. Como os Espíritos, não tendo mais corpo, podem comprovar sua individualidade e se diferenciar dos outros seres espirituais que os rodeiam?

“Eles comprovam sua individualidade pelo perispírito, que os torna seres distintos uns dos outros, como o corpo humano diferencia os homens.”

285. Os Espíritos se reconhecem por terem coabitado a Terra? O filho reconhece o pai e o amigo reconhece o seu amigo?

“Certamente, e assim, de geração em geração.”

285-a. — Como é que os homens que se conheceram na Terra se reconhecem no mundo dos Espíritos?

“Vemos a nossa vida passada e a lemos como num livro; vendo o passado dos nossos amigos e dos nossos inimigos, nós vemos sua passagem da vida à morte.”

286. Deixando seus despojos mortais, a alma vê imediatamente seus parentes amigos que a precederam no mundo dos Espíritos?

“Imediatamente nem sempre é a palavra, pois como já dissemos, é necessário algum tempo para a alma se reconhecer e sacudir o véu material.”

287. Como a alma é acolhida no seu regresso ao mundo dos Espíritos?

“A alma do justo é recebida como irmão bem-amado, aguardado desde muito tempo; a do mau, como um ser desprezível.”

183 – O Livro dos Espíritos

288. Que sentimento os Espíritos impuros experimentam à vista de outro Espírito mau que chega até eles?

“Os maus ficam satisfeitos de verem os seres que se assemelham a eles e que, como eles próprios, estão privados da infinita felicidade, tal qual na Terra um canalha entre seus colegas.”

289. Nossos parentes e amigos alguma vez vêm ao nosso encontro quando deixamos a Terra?

“Perfeitamente, eles vêm ao encontro da alma que estimam e a felicitam como se fosse o retorno de uma viagem, por ela ter escapado dos perigos da estrada, e a ajudam a se desprender dos laços corporais. É um favor para os bons Espíritos quando aqueles que lhes amam vêm ao seu encontro, enquanto aquele que está manchado permanece em isolamento, ou só está rodeado de Espíritos semelhantes a ele — o que é uma punição.”

290. Os parentes e amigos estão sempre reunidos depois da morte?

“Isso depende da elevação deles e do caminho que eles seguem para seu adiantamento. Se um deles está mais adiantado e marcha mais depressa do que outro, eles não podem permanecer juntos; podem se ver algumas vezes, mas não estarão sempre reunidos até que possam caminhar lado a lado, ou quando tiverem se igualado na perfeição. Além disso, a privação de ver os parentes e amigos às vezes é uma punição.”

Relações simpáticas e antipáticas entre os Espíritos.

Metades eternas

291. Além da simpatia geral, da afinidade, os Espíritos têm entre eles afeições particulares?

“Sim, assim como os homens, porém o laço que une os Espíritos é mais forte quando o corpo está ausente, porque ele não fica mais exposto às vicissitudes das paixões.”

292. Os Espíritos sentem aversão entre si?

“Não há aversão exceto entre os Espíritos impuros, e são esses os que

184 – Allan Kardec

incitam entre vocês as inimizades e as desavenças.”

293. Dois seres que foram inimigos na Terra conservarão ressentimento um contra o outro no mundo dos Espíritos?

“Não; eles compreenderão que seu ódio era estúpido e o motivo era infantil. Apenas os Espíritos imperfeitos conservam uma espécie de animosidade, até que eles sejam purificados. Se foi unicamente um interesse material o que os dividiu, eles não pensarão mais nisso, por menos desmaterializados que estejam. Se não existe mais antipatia entre eles, nem o motivo da desavença, então eles podem se rever com prazer.”

É como dois colegas de escola que chegam à idade da razão reconhecem a infantilidade das querelas que tinham na infância e deixam de se malquerer.

294. A lembrança das más ações que dois homens cometeram um contra o outro constitui um obstáculo à simpatia entre eles?

“Sim, essa lembrança os leva a se distanciarem.”

295. Depois da morte, que sentimento inspira aqueles contra quem nós fizemos mal neste mundo?

“Se forem bons, eles perdoam conforme o vosso arrependimento. Se forem maus, eles podem alimentar ressentimento e algumas vezes lhes perseguir até numa outra existência. Deus pode permiti-lo como castigo.”

296. As afeições individuais dos Espíritos são suscetíveis de alteração?

“Não, porque eles não podem se enganar; eles não têm mais a máscara

sob a qual se escondem os hipócritas, e é por isso que suas afeições são inalteráveis, quando eles são puros. O amor que os enlaça é para eles a fonte de uma suprema felicidade.”

297. A afeição mútua que dois seres conservaram na Terra permanece no mundo dos Espíritos?

“Claro, sem dúvida, desde que ela seja fundada numa verdadeira simpatia. Entretanto, se aí as causas físicas têm mais lugar do que a simpatia,

185 – O Livro dos Espíritos

essa afeição desaparece com a causa. As afeições entre os Espíritos são mais sólidas e duráveis do que na Terra porque não se acham subordinadas aos caprichos dos interesses materiais e do orgulho.”

Are sens

Copyright 2023-2059 MsgBrains.Com