"Unleash your creativity and unlock your potential with MsgBrains.Com - the innovative platform for nurturing your intellect." » Portuguese Books » 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Add to favorite 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Select the language in which you want the text you are reading to be translated, then select the words you don't know with the cursor to get the translation above the selected word!




Go to page:
Text Size:

“Fluido vital; eletricidade animalizada, que são modificações do fluido universal.”

428. Qual é a causa da clarividência sonambúlica?

“Já o dissemos: é a alma que vê.

229 – O Livro dos Espíritos

429. Como o sonâmbulo pode ver através dos corpos opacos?

“Só há corpos opacos para os vossos órgãos grosseiros; já dissemos que para o Espírito a matéria não oferece nenhum obstáculo, pois ele a atravessa facilmente. Frequentemente o sonâmbulo lhes diz que vê pela testa, pelo joelho etc., porque vocês, inteiramente presos à matéria, não compreendem que lhe seja possível ver sem o auxílio dos órgãos; ele próprio, pela aspiração que vocês têm, acredita ter necessidade desses órgãos. Porém, se o deixassem livre, ele compreenderia que vê por todas as partes do seu corpo, ou, melhor dizendo, é fora do corpo que ele vê.”

430. Já que a clarividência do sonâmbulo é a de sua alma, ou de seu Espírito, por que é que ele não vê tudo e por que ele muitas vezes se engana?

“Primeiramente, não é permitido aos Espíritos imperfeitos ver e conhecer tudo; você sabe bem que eles ainda partilham dos seus erros e preconceitos. Além disso, enquanto estão presos à matéria, eles não dispõem de todas as suas faculdades de Espírito. Deus dá ao homem essa capacidade com um objetivo útil e sério, e não para aprender o que não deva saber. Eis por que os sonâmbulos não podem dizer tudo.”

431. Qual a fonte das ideias inatas do sonâmbulo e como ele pode falar com exatidão de coisas que ignora no estado de desperto, coisas que estão até mesmo acima de sua capacidade intelectual?

“Acontece que o sonâmbulo tem mais conhecimentos do que você supõe; eles estão apenas adormecidos, porque seu corpo é bastante imperfeito para que possa se lembrar das coisas. Mas afinal, o que ele é? É um Espírito, como nós, que está encarnado na matéria para cumprir sua missão, e o estado em que ele entra o desperta dessa letargia. Nós já te dissemos repetidamente que vivemos várias vezes: é essa mudança que faz o sonâmbulo perder materialmente o que ele pôde aprender numa existência precedente; ao entrar no estado que você chama de transe, ele se recorda, mas nem sempre de uma maneira completa; ele sabe, mas não poderia dizer de onde ele sabe, nem como possui esses conhecimentos. Passado o transe, toda a lembrança se apaga e volta à obscuridade.”

230 – Allan Kardec

A experiência mostra que os sonâmbulos também recebem comunicações de outros Espíritos que lhes transmitem o que eles devem dizer, e suprem a sua insuficiência. Isto se verifica principalmente nas prescrições médicas: o Espírito do sonâmbulo vê a moléstia e um outro lhe indica o remédio. Essa dupla ação às vezes é evidente e se revela também por essas expressões bastante frequentes: eles me mandam dizer, ou eles me proíbem que eu diga coisa. Neste último caso, há sempre perigo em insistir para se obter uma revelação recusada, porque então se dá ensejo a Espíritos levianos que falam de tudo sem escrúpulo e sem se importarem com a verdade.

432. Como explicar a visão à distância em certos sonâmbulos?

“A alma não se transporta durante o sono? É a mesma coisa no sonambulismo.”

433. O desenvolvimento maior ou menor da clarividência sonambúlica depende da organização física ou da natureza do Espírito encarnado?

“De uma e da outra: há disposições físicas que permitem ao Espírito se desprender mais ou menos facilmente da matéria.”

434. As faculdades das quais o sonâmbulo desfruta são as mesmas que aquelas do Espírito após a morte?

“Somente até certo ponto, pois é preciso levar em conta a influência da matéria à qual ele ainda se acha ligado.”

435. O sonâmbulo pode ver os outros Espíritos?

“A maioria deles os vê muito bem, dependendo do grau e da natureza de sua lucidez. Entretanto, algumas vezes eles não percebem de pronto, e os confundem com seres corpóreos. Isso acontece sobretudo com aqueles que não têm nenhum conhecimento do Espiritismo; ainda não compreendem a essência dos Espíritos; isso os espanta, e é por isso que eles creem estar vendo pessoas vivas.”

O mesmo efeito se produz no momento da morte com os que ainda se julgam vivos. Nada ao redor deles lhes parece modificado, os Espíritos lhes parecem ter

231 – O Livro dos Espíritos

corpos iguais aos nossos, e eles confundem a aparência de seu próprio corpo com o de um corpo real.

436. Quanto ao sonâmbulo que vê à distância, ele enxerga do ponto onde seu corpo está, ou daquele onde está a sua alma?

“Por que essa pergunta, já que é alma que vê, e não o corpo?”

437. Já que é a alma que se transporta, como o sonâmbulo pode experimentar no seu corpo as sensações de calor ou de frio do lugar onde se encontra sua alma, e que muitas vezes está bem distante do seu corpo?

“A alma não saiu inteiramente do corpo; ela está sempre presa a ele pelo laço que os une; é esse laço que é o condutor das sensações. Quando duas pessoas se comunicam de uma cidade para outra por meio da eletricidade43, é esta eletricidade que é o laço entre os seus pensamentos. Daí por que as pessoas se comunicam como se estivessem uma ao lado da outra.”

438. O uso que um sonâmbulo faz da sua faculdade influencia o estado do seu Espírito depois da morte?

“Bastante, assim como a utilização boa ou má de todas as capacidades que Deus deu ao homem.”

Êxtase

439. Que diferença há entre o êxtase e o sonambulismo?

“O êxtase é um sonambulismo mais apurado. A alma do extático fica ainda mais independente.”

440. O Espírito do extático penetra realmente nos mundos superiores?

“Sim, ele os vê e compreende a felicidade daqueles que lá habitam, razão pela qual deseja permanecer lá. Porém, há mundos inacessíveis aos Espíritos que ainda não estão suficientemente purificados.”

43 Referência ao telégrafo, ou telegrafia, o mais avançado de telecomunicações daquela época (meados do século XIX) — N. T.

232 – Allan Kardec

441. Quando o extático manifesta o desejo de deixar a Terra, ele fala sinceramente e não é contido pelo instinto de conservação?

“Isso depende do grau de purificação do Espírito: se ele vê sua situação futura melhor do que sua vida presente, então fará esforços para romper os laços que o prendem à Terra.”

442. Se deixássemos o extático entregue a si mesmo, sua alma poderia abandonar o corpo definitivamente?

“Sim e ele pode morrer. Por isso é preciso chamá-lo de volta, por tudo o que pode ligá-lo a este mundo, e sobretudo lhe fazendo compreender que se ele quebrasse a corrente que o retém aqui, isso seria o meio verdadeiro de não permanecer lá onde ele vê que seria feliz.”

Are sens

Copyright 2023-2059 MsgBrains.Com