443. Há coisas que o extático alega ver e que são evidentemente produto de uma imaginação impressionada pelas crenças e concepções terrenas. Tudo o que ele vê então não é real?
“Aquilo que o extático vê é real para ele, mas como seu Espírito está sempre sob a influência das ideias terrenas, ele pode ver à sua maneira, ou, melhor dizendo, ele pode descrevê-lo numa linguagem apropriada às suas concepções e ideias com as quais tem sido criado, ou às vossas ideias, a fim de melhor se fazer compreender. É nesse sentido principalmente que ele pode errar.”
444. Que grau de confiança podemos depositar nas revelações dos extáticos?
“O extático muito frequentemente pode se enganar sobretudo quando ele pretende penetrar naquilo que deva continuar a ser um mistério para o homem, porque então se deixa levar pelas suas próprias ideias, ou se torna joguete de Espíritos enganadores, que se aproveitam de seu entusiasmo
para lhe fascinar.”
445. Quais consequências podemos tirar dos fenômenos do sonambulismo e do êxtase? Não seriam eles uma espécie de iniciação à vida futura?
“Ou para dizer melhor, é a vida passada e a vida futura que o homem entrevê. Estudem esses fenômenos e aí encontrarão a solução de muitos
233 – O Livro dos Espíritos
mistérios que a vossa razão inutilmente procura penetrar.”
446. Os fenômenos do sonambulismo e do êxtase poderiam estar de acordo com o materialismo?
“Aquele que estudá-los de boa-fé e sem preconceito não poderá ser nem materialista nem ateu.”
Segunda vista
447. O fenômeno designado pelo nome de segunda vista44 tem alguma relação com o sonho e o sonambulismo?
“Tudo isso não passa de uma coisa só. O que você chama de segunda
vista é ainda o Espírito que está mais liberto, sem que o corpo esteja adormecido. A segunda vista é a visão da alma.”
448. A segunda vista é permanente?
“A faculdade é; o exercício não. Nos mundos menos materiais do que o vosso, os Espíritos se desprendem mais facilmente e se põem em comunicação apenas pelo pensamento — porém, sem excluir a linguagem articulada. Assim sendo, a dupla vista é uma faculdade permanente para a maioria dos habitantes daqueles mundos; seu estado normal pode ser comparado ao dos sonâmbulos lúcidos do vosso mundo, e essa também é a razão pela qual eles se manifestam a vocês mais facilmente do que aqueles que estão encarnados nos corpos mais grosseiros.”
449. A segunda vista se desenvolve espontaneamente ou pela vontade daquele que é dotado desta faculdade?
“Mais frequentemente ela é espontânea, entretanto a vontade muitas vezes também desempenha um importante papel no seu desenvolvimento.
Assim, pegue como exemplo certas pessoas que chamamos leitoras da sorte, 44 Também conhecida por dupla vista, como às vezes Allan Kardec assim se refere — N. T.
234 – Allan Kardec
algumas das quais dispõem dessa capacidade, e você verá que é a vontade que as ajudam a entrar nessa segunda vista, e no que você chama visão.”
450. A segunda vista é suscetível de se desenvolver através do exercício?
“Sim, o trabalho traz sempre o progresso, e o véu que encobre as coisas se desfaz.”
450-a. — Essa faculdade tem qualquer relação com a organização física?
“Certamente o organismo desempenha aí o seu papel, e há organismos que são refratários à segunda vista.”
451. Por que é que a segunda vista parece hereditária em algumas famílias?
“Pela semelhança do organismo, que se transmite como as outras qualidades físicas, e depois, pelo desenvolvimento da faculdade por uma espécie de educação, que também se transmite de um a outro.”
452. É verdade que certas circunstâncias desenvolvem a segunda vista?
“A enfermidade, a proximidade de um perigo ou uma grande comoção podem desenvolvê-la. O corpo às vezes fica num estado particular que permite ao Espírito ver o que vocês não podem ver com os olhos do corpo.”
Tempos de crises e de calamidades, fortes emoções, enfim, todas as causas que superexcitam o moral provocam algumas vezes o desenvolvimento da segunda vista. Parece que, diante do perigo, a Providência nos dá o meio de conjurá-lo.
Todas as seitas todos os partidos perseguidos oferecem inúmeros exemplos disso.
453. As pessoas dotadas da segunda vista sempre têm consciência disso?
“Nem sempre. Para elas, isso é uma coisa muito natural e muitas delas acreditam que se todo mundo se observasse, todos deveriam ser iguais.”
454. Poderíamos atribuir a um tipo de segunda vista a perspicácia de algumas pessoas que, sem ter nada de extraordinário, julgam as coisas com mais precisão do que outras?
“É sempre a alma que irradia mais livremente e que aprecia melhor do que sob o véu da matéria.”
235 – O Livro dos Espíritos
454-a. — Em certos casos, essa faculdade pode dar a presciência das coisas?
“Pode sim, bem como pode dar pressentimentos, pois há vários graus nessa faculdade, e a mesma pessoa pode ter todos os graus ou só alguns deles.”
Resumo teórico do sonambulismo, do êxtase e da segunda vista 455. Os fenômenos do sonambulismo natural se produzem espontaneamente e são independentes de toda causa exterior conhecida, porém em certas pessoas dotadas de um organismo especial, esses fenômenos podem ser provocados artificialmente pela ação do agente magnético.