"Unleash your creativity and unlock your potential with MsgBrains.Com - the innovative platform for nurturing your intellect." » Portuguese Books » 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Add to favorite 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Select the language in which you want the text you are reading to be translated, then select the words you don't know with the cursor to get the translation above the selected word!




Go to page:
Text Size:

289 – O Livro dos Espíritos

“Fica num tipo de erraticidade, pois ela não está mais unida ao corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e age por sua livre vontade; o dos animais não têm essa mesma faculdade. A consciência de si próprio é o que constitui o principal atributo do Espírito.

Após sua morte, o Espírito do animal é classificado pelos Espíritos a quem cabe essa tarefa e utilizado quase imediatamente: ele não tem tempo de se relacionar com outras criaturas.”

601. Os animais estão sujeitos a uma lei progressiva, como os homens?

“Sim; isso é porque nos mundos superiores, onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios de comunicação mais desenvolvidos. Porém, eles são sempre inferiores e submissos ao homem; para este, os animais são servidores inteligentes.”

Não há nada de extraordinário nisso. Suponhamos os nossos animais mais inteligentes (o cão, o elefante, o cavalo) com uma conformação apropriada para trabalhos manuais: o que eles não poderiam fazer sob a direção do homem?

602. Os animais progridem por ato de sua própria vontade, assim como os homens, ou pela força das coisas?

“Pela força das coisas, porque para eles não há expiação.”

603. Nos mundos superiores, os animais conhecem Deus?

“Não. Para eles, o homem é um deus, como outrora os Espíritos eram deuses para o homem.”

604. Os animais, mesmo aperfeiçoados nos mundos superiores, sendo sempre inferiores ao homem, disso resultaria que Deus tenha criado seres intelectuais perpetuamente destinados à inferioridade, o que parece em desacordo com a unidade de vistas e de progresso que se revela em todas as suas obras.

“Tudo se encadeia na natureza por elos que vocês ainda não podem compreender, e as coisas aparentemente mais dispares têm pontos de contato que o homem nunca chegará a entender no seu estado atual. Ele pode vislumbrá-los por um esforço de sua inteligência, mas somente quando essa

290 – Allan Kardec

inteligência tiver adquirido todo o seu desenvolvimento e estiver livre dos preconceitos do orgulho e da ignorância é que ela conseguirá ver claramente na obra de Deus. Até lá, suas ideias limitadas lhe farão observar as coisas por um ponto de vista mesquinho e restrito. Saiba bem que Deus não pode se contradizer, e que tudo na natureza se harmoniza através das leis gerais que não se desviam jamais da sublime sabedoria do Criador.”

604-a. — Então a inteligência é uma propriedade comum, um ponto de contato entre a alma dos animais e a do homem?

“Sim, porém os animais não têm mais do que a inteligência da vida material; no homem, a inteligência produz a vida moral.”

605. Se considerássemos todos os pontos de contato entre o homem e os animais, não poderíamos pensar que o homem possui duas almas: a alma animal e a alma espírita, e que, se não tivesse essa última, ele poderia viver como o bruto? Dizendo de outro modo, que o animal é um ser semelhante ao homem, sem a alma espírita? Isso não significaria que os bons e os maus instintos do homem seriam o efeito da predominância de uma dessas duas almas?

“Não, o homem não tem duas almas, mas o corpo tem seus instintos, que são o resultado da sensação dos órgãos. Não há mais do que uma dupla natureza no homem: a natureza animal e a natureza espiritual. Pelo seu corpo, ele participa da natureza dos animais e de seus instintos; por sua alma, participa da natureza dos Espíritos.”

605-a. — Assim, além de suas próprias imperfeições, de que o Espírito deve se despojar, ele ainda tem que lutar contra a influência da matéria?

“Exato, e quanto mais inferior ele for, mais fortes são os laços entre o Espírito e a matéria. Vocês não enxergam isso? O homem não tem duas almas; a alma é sempre única em cada ser. A alma do animal e a do homem são distintas uma da outra, a tal ponto que a alma de um não pode animar o corpo criado para o outro. Contudo, se o homem não tem alma animal que por suas paixões o iguale aos animais, ele tem seu corpo que às vezes o rebaixa até o nível deles, pois seu corpo é um ser dotado

291 – O Livro dos Espíritos

de vitalidade que tem instintos, porém ininteligentes e restritos aos cuidados de sua conservação.”

Encarnando no corpo do homem, o Espírito traz nele o princípio intelectual e moral que o torna superior aos animais. As duas naturezas existentes no homem dão às suas paixões duas fontes diferentes: umas vêm dos instintos da natureza animal; as outras vêm das impurezas do Espírito do qual é a encarnação, e que simpatiza mais ou menos com a grosseria dos apetites animais. Em se purificando, o Espírito liberta-se pouco a pouco da influência da matéria. Sob essa influência, ele se aproxima do bruto; desgarrando-se dessa influência, ele se eleva à sua verdadeira destinação.

606. De onde os animais tiram o princípio inteligente que constitui a espécie particular da alma de que eles são dotados?

“Do elemento inteligente universal.”

606-a. — Então a inteligência do homem e a dos animais emanam de um único princípio?

“Sem dúvida alguma, porém no homem a inteligência recebeu uma elaboração que a eleva acima daquela que anima o bruto.”

607. Foi dito (ver questão 190) que a alma do homem, na sua origem, corresponde ao estado da infância da vida corporal, que sua inteligência mal está desabrochando e que ela se ensaia para a vida. Onde o Espírito realiza essa primeira fase?

“Numa série de existências que antecedem o período que vocês chamam de humanidade.”

607-a. — A alma não pareceria assim ter sido o princípio inteligente dos seres inferiores da criação?

“Já não dissemos que tudo se encadeia na natureza e tende para a unidade? É nesses seres — que vocês estão longe de conhecer inteiramente — que o princípio inteligente se elabora, pouco a pouco se individualiza e se ensaia para a vida, conforme temos dito. De certo modo, é um trabalho preparatório, como o da germinação, por efeito do

292 – Allan Kardec

qual o princípio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito.

É então que começa para ele o período da humanização, e com ele a consciência do seu futuro, o discernimento do bem e do mal, e a responsabilidade dos seus atos. Logo após o período da infância vem o da adolescência, depois a juventude e enfim a idade madura. De resto, não há nessa origem nada que deva humilhar o homem. Os grandes sábios ficariam humilhados por terem sido fetos informes no seio de sua mãe? Se há alguma coisa que deva lhes humilhar é sua inferioridade perante Deus e sua impotência para sondar a profundeza dos seus desígnios e a sabedoria das leis que regem a harmonia do Universo.

Reconheçam a grandeza de Deus nessa admirável harmonia que faz com que tudo seja solidário na natureza. Acreditar que Deus tenha feito alguma coisa sem um objetivo e criado seres inteligentes sem futuro, isso seria blasfemar sua bondade, que se estende sobre todas as suas criaturas.”

607-b. — Esse período de humanidade começa na Terra?

“A Terra não é o ponto de partida da primeira encarnação humana; o período da humanização começa geralmente em mundos ainda mais inferiores. Isso, entretanto, não constitui uma regra absoluta e pode ser que um Espírito, desde o seu princípio humano, esteja apto a viver na Terra. Tal caso não é frequente, seria antes uma exceção.”

608. Após a morte, o Espírito do homem tem consciência das existências que antecederam para ele o período de humanidade?

“Não, pois nesse período é que apenas começa para ele sua vida de Espírito, e é mesmo difícil que se lembre de suas primeiras existências como homem, como é absolutamente difícil que o homem se lembre mais dos primeiros tempos de sua infância e ainda menos do tempo em que passou no ventre materno. Eis por que os Espíritos lhes dizem que eles não sabem como começaram.” (Ver a questão 78.)

609. Uma vez adentrado no período da humanidade, o Espírito conserva

Are sens

Copyright 2023-2059 MsgBrains.Com