DADOS DE COPYRIG HT
Sobre a obra:
A presente obra é disponibilizada pela equipeLe Livros e seus diversos parceiros, com o obj etivo de oferecer conteúdo para uso parcial em pesquisas e estudos acadêm icos, bem com o o sim ples teste da qualidade da obra, com o fim exclusivo de com pra futura.
É expressam ente proibida e totalm ente repudíavel a venda, aluguel, ou quaisquer uso com ercial do presente conteúdo
Sobre nós:
O Le Livrose seus parceiros disponibilizam conteúdo de dom inio publico e propriedade intelectual de form a totalm ente gratuita, por acreditar que o conhecim ento e a educação devem ser acessíveis e livres a toda e qualquer pessoa. Você pode encontrar m ais obras em nosso site:
LeLivros.us ou em qualquer um dos sites parceiros apresentados neste link.
"Quando o mundo estiver unido na busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e
poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível."
Obras do autor publicadas pela Com panhia das Letras
O ano da morte de Ricardo Reis
O ano de 1993
A bagagem do viajante
Cadernos de Lanzarote
Cadernos de Lanzarote II
A caverna
O conto da ilha desconhecida
Don Giovanni ou O dissoluto absolvido
Ensaio sobre a cegueira
Ensaio sobre a lucidez
O Evangelho segundo Jesus Cristo
História do cerco de Lisboa
O homem duplicado
In Nomine Dei
As intermitências da morte
A jangada de pedra
A maior flor do mundo
Manual de pintura e caligrafia
Objecto quase
As pequenas memórias
Que farei com este livro?
Todos os nomes
Viagem a Portugal
A viagem do elefante
Se Gilda Lopes Encarnação não fosse leitora de português na Universidade de Salzburgo, se eu não tivesse sido convidado para ir falar aos alunos, se Gilda não m e tivesse convidado para j antar no restaurante O Elefante, este livro não existiria. Foi preciso que os ignotos fados se conj ugassem na cidade de Mozart para que eu pudesse ter perguntado: « Que figuras são aquelas?» As figuras eram um as pequenas esculturas de m adeira postas em fila, a prim eira das quais, olhando da direita para a esquerda, era a nossa Torre de Belém . Vinham a seguir representações de vários edifícios e m onum entos europeus que m anifestam ente enunciavam um itinerário. Foi-m e dito que se tratava da viagem de um elefante que, no século XVI, exatam ente em 1551, sendo rei D. João iii, foi levado de Lisboa a Viena. Pressenti que podia haver ali um a história e fi-lo saber a Gilda Lopes Encarnação. Ela achou que sim , ou que talvez, e prontificou-se para m e aj udar a obter a indispensável inform ação histórica. O livro resultante está aqui e deve m uito, m uitíssim o, à m inha providencial com panheira de m esa, a quem venho exprim ir publicam ente os m eus m ais profundos agradecim entos e tam bém a expressão da m inha estim a e do m eu m aior respeito.
A Pilar, que não deixou que eu morresse
Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam.
O Livro dos Itinerários