"Unleash your creativity and unlock your potential with MsgBrains.Com - the innovative platform for nurturing your intellect." » Portuguese Books » 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Add to favorite 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Select the language in which you want the text you are reading to be translated, then select the words you don't know with the cursor to get the translation above the selected word!




Go to page:
Text Size:

“Não podendo fazer-se Deus, o homem quer pelo menos ser uma parte de Deus.”

16. Aqueles que professam essa doutrina pretendem encontrar nela a demonstração de alguns dos atributos de Deus. Os mundos sendo infinitos, Deus é, por isso mesmo, infinito; o vazio ou o nada não existindo em parte alguma, Deus está por toda parte; estando Deus em toda parte, pois tudo é parte integrante de Deus, ele dá a todos os fenômenos da natureza uma razão de ser inteligente. O que podemos opor a este raciocínio?

64 – Allan Kardec

“A razão; reflitam seriamente e não lhes será difícil reconhecerem aí o absurdo.”

Essa doutrina faz de Deus um ser material que, conquanto dotado de uma suprema inteligência, seria em grande escala o que somos em pequena escala. Ora, como a matéria se transforma constantemente, se Deus fosse assim, ele não teria nenhuma estabilidade; ele estaria sujeito a todas as vicissitudes e até todas as necessidades da humanidade; faltaria a ele uma das qualidades essenciais da Divindade: a imutabilidade. As propriedades da matéria não podem se aliar à ideia de Deus sem o rebaixar ante nosso pensamento, e todas as sutilezas do sofisma não chegariam a resolver o problema da sua natureza íntima. Não sabemos tudo o que ele é, mas sabemos o que ele não pode deixar de ser, e essa teoria do Panteísmo está em contradição com suas mais essenciais propriedades; ela confunde o criador com a criatura, exatamente como se quisessem que uma máquina engenhosa fosse parte integrante do mecânico que a concebeu.

A inteligência de Deus se revela em suas obras como a de um pintor no seu quadro; no entanto, as obras de Deus não são o próprio Deus, assim como o quadro não é o pintor que o imaginou e o executou.

65 – O Livro dos Espíritos

CAPÍTULO II

ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO

Conhecimento do princípio das coisas – Espírito e matéria –

Propriedades da matéria – Espaço universal

Conhecimento do princípio das coisas

17. É permitido ao homem conhecer o princípio das coisas?

“Não, Deus não permite que tudo seja revelado ao homem neste mundo.”

18. O homem penetrará algum dia o mistério das coisas que lhe estão ocultas?

“O véu se levanta para ele à medida que ele se purifica; mas, para compreender certas coisas, é preciso faculdades que ele ainda não tem.”

19. Pelas investigações da ciência, o homem não poderia penetrar alguns dos segredos da natureza?

“A ciência lhe foi dada para seu adiantamento em todas as coisas, mas ele não pode ultrapassar os limites fixados por Deus.”

Quanto mais é dado ao homem penetrar nesses mistérios, maior deve ser sua admiração pelo poder e sabedoria do Criador. Entretanto, seja por orgulho, seja por fraqueza, sua própria inteligência muitas vezes o torna joguete da ilusão; ele junta teorias sobre teorias e cada dia lhe mostra quantos erros tomou por verdades e quantas verdades ele rejeitou como erros. São outras tantas decepções para o seu orgulho.

20. Fora das investigações da ciência, é permitido ao homem receber comunicações de uma ordem mais elevada acerca do que escapa da percepção

66 – Allan Kardec

dos seus sentidos?

“Sim, se Deus assim julgar útil ele pode revelar o que a ciência não pode apreender.”

É por essas comunicações que o homem adquire, dentro de certos limites, o conhecimento do seu passado e do seu futuro.

Espírito e matéria

21. A matéria existe desde toda a eternidade assim como Deus, ou ela foi criada por ele em algum momento?

“Só Deus o sabe. Entretanto, há uma coisa que a vossa razão deve indicar: é que Deus, modelo de amor e caridade, nunca esteve inativo. Por mais distante que vocês possam imaginar o início de ação dele, poderiam imaginá-lo um segundo na ociosidade?”

22. Geralmente, define-se matéria assim: o que tem extensão, o que é capaz de impressionar os nossos sentidos e o que é impenetrável. Estas definições são exatas?

“Do vosso ponto de vista elas são exatas, porque vocês falam somente do que conhecem; mas a matéria existe em estados que são desconhecidos por vocês; ela pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil que não cause nenhuma sensação aos sentidos humanos; contudo, é sempre matéria, embora para vocês ela não o seria.”

22-a. –– Que definição podemos dar da matéria?

“A matéria é o laço que prende o espírito; é o instrumento que lhe serve e sobre o qual ao mesmo tempo ele exerce sua ação.”

Desse ponto de vista, podemos dizer que a matéria é o agente, o intermediário, com o auxílio do qual e sobre o qual o espírito atua.

23. O que é o espírito?

“É o princípio inteligente do Universo.”

67 – O Livro dos Espíritos

23-a. — Qual é a natureza íntima do espírito?

“Não é fácil analisar o espírito na vossa linguagem. Para vocês ele não é nada, porque o espírito não é uma coisa palpável; para nós, no entanto, é alguma coisa. Saibam bem disso: nenhuma coisa é o nada, e o nada não existe.”

24. O espírito é sinônimo de inteligência?

“A inteligência é uma qualidade essencial do espírito; uma e outra se confundem num princípio comum, de maneira que para vocês isso é a mesma coisa.”

25. O espírito é independente da matéria ou é apenas uma propriedade desta, como as cores são propriedades da luz e o som é uma propriedade do ar?

Are sens

Copyright 2023-2059 MsgBrains.Com