"Unleash your creativity and unlock your potential with MsgBrains.Com - the innovative platform for nurturing your intellect." » Portuguese Books » 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Add to favorite 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Select the language in which you want the text you are reading to be translated, then select the words you don't know with the cursor to get the translation above the selected word!




Go to page:
Text Size:

“São distintos, mas é necessária a união do espírito e da matéria para intelectualizar a matéria.”

25-a. — Essa união é igualmente necessária para a manifestação do espírito? (Entendemos aqui por espírito o princípio da inteligência, exceção feita das individualidades designadas por esse nome.)

“Ela vos é necessária, porque vocês não estão organicamente preparados para perceber o espírito sem a matéria; vossos sentidos não foram feitos para isso.”

26. Poderíamos conceber o espírito sem a matéria e a matéria sem o espírito?

“Podem sim, sem dúvida, pelo pensamento.”

27. Haveria então dois elementos gerais do Universo: matéria e espírito?

“Sim, e acima de tudo Deus, o criador, o pai de todas as coisas; essas três coisas constituem o princípio de tudo o que existe, a trindade universal.

Contudo, ao elemento material é preciso acrescentar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, que é bastante grosseira para que o espírito possa exercer ação sobre ela. Embora, em um certo ponto de vista possamos classificá-lo como elemento material, o fluido universal se distingue por propriedades

68 – Allan Kardec

especiais; se ele fosse concretamente matéria, não haveria razão para que também o espírito não o fosse. Ele está colocado entre o espírito e a matéria; é um fluido, como a matéria é matéria, e — pelas suas inumeráveis combinações com esta última, e sob a ação do espírito — é suscetível de produzir a infinita variedade das coisas de que vocês não conhecem senão uma mínima parte. Esse fluido universal, ou primitivo, ou elementar, sendo o agente de que o espírito se utiliza, é o princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e jamais adquiriria as propriedades que a força da gravidade lhe dá.”

27-a. — Esse fluido seria o que chamamos de eletricidade?

“Dissemos que ele é suscetível de inúmeras combinações; o que chamam fluido elétrico e fluido magnético são modificações do fluido universal, que não é, propriamente falando, senão uma matéria mais perfeita, mais sutil, e que se pode considerar como independente.”

28. Como o espírito é propriamente alguma coisa, não seria mais exato e menos sujeito a confusão designar esses dois elementos gerais pelas palavras:

matéria inerte e matéria inteligente?

“As palavras pouco importam para nós; cabe a vocês formularem a linguagem da maneira que bem entendam. Vossas disputas quase sempre vêm de não se entenderem acerca das palavras, porque a vossa linguagem é incompleta para as coisas imperceptíveis aos vossos sentidos.”

Um fato evidente domina todas as hipóteses: vemos matéria que não é inteligente e vemos um princípio inteligente independente da matéria. A origem e a conexão dessas duas coisas nos são desconhecidas. Que elas tenham ou não uma fonte comum, pontos de contato necessários; que a inteligência tenha sua existência própria, ou que ela seja uma propriedade, um efeito; que ela seja até mesmo — conforme à opinião de alguns — uma emanação da Divindade, essas coisas nós ignoramos. Elas aparecem distintas para nós, e é por isso que as considerarmos como formando dois princípios constitutivos do Universo. Vemos acima de tudo isso uma inteligência que domina todas as outras, que governa tudo, que se distingue delas por atributos essenciais: é esta inteligência suprema que chamamos Deus.

69 – O Livro dos Espíritos

Propriedades da matéria

29. A ponderabilidade é um atributo essencial da matéria?

“Da matéria tal como vocês a entendem, sim; mas não da matéria considerada como fluido universal. A matéria etérea e sutil que forma esse fluido é imponderável para vocês, e não deixa de ser o princípio da vossa matéria pesada.”

A ponderabilidade é uma propriedade relativa; fora das esferas de atração dos mundos, não há peso, do mesmo modo que não há alto nem baixo.

30. A matéria é formada de um só elemento ou de muitos elementos?

“De um só elemento primitivo. Os corpos que vocês consideram como corpos simples não são verdadeiros elementos, mas transformações da matéria primitiva.”

31. De onde vêm as diferentes propriedades da matéria?

“São modificações que as moléculas elementares sofrem por efeito da sua união e em certas circunstâncias.”

32. De acordo com isso, os sabores, os odores, as cores, o som e as qualidades venenosas ou saudáveis dos corpos não seriam mais do que modificações de uma única substância primitiva?

“Sim, sem dúvida, e que não existem senão pela disposição dos órgãos destinados a percebê-las.”

Este princípio está demonstrado pelo fato de que nem todo mundo percebe as qualidades dos corpos da mesma maneira: alguém acha uma coisa agradável ao seu gosto, enquanto outra a acha desagradável; o que uns veem azul, outros veem vermelho; o que para uns é veneno para outros é inofensivo ou benéfico.

33. A mesma matéria elementar é suscetível de receber todas as modificações e de adquirir todas as propriedades?

“Sim, e é isso o que se deve entender quando dizemos que tudo está em

70 – Allan Kardec

tudo 11 .

O oxigênio, o hidrogênio, o azoto, o carbono e todos os corpos que consideramos como simples são meras modificações de uma substância primitiva.

Na impossibilidade em que nos encontramos até hoje de remontar — a não ser pelo pensamento — a esta matéria primária, esses corpos são para nós verdadeiros elementos, e podemos, sem que isso tenha consequências, considerá-los como tais até nova ordem.

33-a. — Não parece que essa teoria dá razão à opinião daqueles que não admitem na matéria mais do que duas propriedades essenciais: a força e o movimento, e que pensam que todas as demais propriedades não passam de efeitos secundários variando conforme a intensidade da força e a direção do movimento?

“Essa opinião está certa. Falta somente acrescentar: segundo a disposição das moléculas, como se vê, por exemplo, num corpo opaco que pode tornar-se transparente e vice-versa.”

34. As moléculas têm uma forma determinada?

“Certamente as moléculas têm uma forma, mas que não é apreciável para vocês.”

34-a. — Essa forma é constante ou variável?

“Constante para as moléculas elementares primitivas, mas variável para as moléculas secundárias que não são mais do que aglomerações das primeiras, pois o que chamam de molécula ainda está longe da molécula elementar.”

Are sens

Copyright 2023-2059 MsgBrains.Com