A química nos mostra as moléculas dos corpos inorgânicos se unindo para formar cristais de uma regularidade constante, conforme cada espécie, desde que eles estejam nas condições requeridas. Basta a menor perturbação nestas condições para impedir a reunião dos elementos, ou pelo menos a disposição regular que constitui o cristal. Por que não se daria o mesmo com os elementos orgânicos? Conservamos durante anos as sementes de plantas e de animais, que não se desenvolvem senão numa certa temperatura e num meio propício; temos visto grãos de trigo germinarem passados vários séculos. Portanto, há nesses germens um princípio latente de vitalidade que só espera por uma circunstância favorável para se desenvolver. O que acontece diariamente debaixo das nossas vistas não poderia ter ocorrido desde a origem do globo? Essa formação dos seres vivos saindo do caos pela força mesma da natureza diminui alguma coisa da grandeza de Deus? Longe disso: ela corresponde melhor à ideia que fazemos do seu poder se exercendo sobre os mundos infinitos por meio de leis eternas. É verdade que essa teoria não resolve a questão da origem dos elementos vitais, mas Deus tem seus mistérios e pôs limites às nossas investigações.
46. Ainda há seres que nasçam espontaneamente?
“Sim, mas o gérmen primordial já existia em estado latente. Vocês são testemunhas desse fenômeno todos os dias. Os tecidos do corpo humano e o dos animais não contêm os germens de uma multidão de vermes que esperam para eclodir a fermentação pútrida necessária para a existência deles? É um pequeno mundo que dormita e que se cria.”
47. A espécie humana se encontrava entre os elementos orgânicos contidos no globo terrestre?
“Sim, e veio a seu tempo. É por isso que se diz que o homem tinha sido formado do barro da terra.”
48. Poderemos conhecer a época do aparecimento do homem e dos outros
75 – O Livro dos Espíritos
seres vivos na Terra?
“Não; todos os vossos cálculos são quiméricos.”
49. Se o gérmen da espécie humana se achava entre os elementos orgânicos do globo, por que não se formam espontaneamente homens como na sua origem?
“O princípio das coisas está nos segredos de Deus. Entretanto, podemos dizer que, uma vez espalhados pela Terra, os homens absorveram em si mesmos os elementos necessários à sua própria formação para transmiti-los conforme as leis da reprodução. O mesmo ocorre com as diferentes espécies de seres vivos.”
Povoamento da terra – Adão
50. A espécie humana começou por um único homem?
“Não; aquele a quem vocês chamam Adão não foi o primeiro nem o único a povoar a Terra.”
51. Poderemos saber em que época viveu Adão?
“Mais ou menos a que vocês assinalam: aproximadamente 4 mil anos antes do Cristo.”
O homem cuja tradição conservou sob o nome de Adão foi um dos que sobreviveram numa certa região, após alguns dos grandes cataclismos que em diversas épocas reboliram a superfície do planeta e se tornou o tronco de uma das raças que o povoam atualmente. As leis da natureza se opõem a que os progressos da humanidade — comprovados muito tempo antes do Cristo — pudessem ser realizados em alguns séculos, se o homem só existisse na Terra a partir da época assinalada para a existência de Adão. Alguns — e com mais razão — consideram Adão como um mito, ou uma alegoria que personifica as primeiras eras do mundo.
Diversidade das raças humanas
52. De onde vêm as diferenças físicas e morais que distinguem as raças
76 – Allan Kardec
humanas na Terra?
“Do clima, da vida e dos costumes. Ocorre aí o mesmo que se dá com dois filhos de uma mesma mãe que, educados longe um do outro e de modos diferentes, não se assemelharão em nada quanto ao moral.”
53. O homem surgiu em muitos pontos do planeta?
“Sim, em diversas épocas, e essa é uma das causas da diversidade das raças. Depois, dispersando-se por variados climas e se aliando a outras raças, formaram novos tipos.”
53-a. — Essas diferenças constituem espécies distintas?
“Certamente que não, pois todos são da mesma família. As muitas variedades de um mesmo fruto por acaso impedem que elas pertençam à mesma espécie?”
54. Pelo fato de a espécie humana não proceder de um só indivíduo, os homens devem deixar de se considerarem como irmãos?
“Todos os homens são irmãos em Deus, porque eles são animados pelo espírito e tendem para o mesmo propósito. Vocês querem sempre tomar as palavras ao pé da letra.”
Pluralidade dos mundos
55. Todos os globos que circulam no espaço são habitados?
“Sim, e o homem da Terra está longe de ser — como ele acredita — o primeiro em inteligência, em bondade e em perfeição. Há, pois, homens que se creem bem fortes e que imaginam que este pequenino globo tem o privilégio exclusivo de conter seres racionais. Orgulho e vaidade! Julgam que Deus criou o Universo só para eles.”
Deus povoou os mundos de seres vivos e todos colaboram para o objetivo final da Providência. Acreditar que os seres viventes estejam circunscritos ao único ponto que habitamos seria colocar em dúvida a sabedoria de Deus, que nada faz de inútil. Ele há de ter atribuído a esses mundos um objetivo mais sério do que o de
77 – O Livro dos Espíritos
enfeitar nossa vista. Aliás, nada há — nem na posição, nem no volume e nem na constituição física da Terra — que possa fazer supor racionalmente que só ela tenha o privilégio de ser habitada, com exclusão de tantos milhares de mundos semelhantes.
56. A constituição física dos diversos globos é a mesma?
“Não; eles não se assemelham em nada.”
57. Como a constituição física dos mundos não é mesma para todos, segue daí que os seres que lá habitam tenham uma organização diferente?
“Sem dúvidas, como no vosso mundo os peixes são feitos para viver na água e os pássaros no ar.”
58. Os mundos que estão mais afastados do Sol estariam privados de luz e de calor, já que o Sol não se mostra para eles senão com a aparência de uma estrela?
“Então vocês pensam que não há outras fontes de luz e calor além do Sol, nem levam em conta a eletricidade, que em certos mundos desempenha um papel que é desconhecido por vocês, e bem mais importante do que na Terra?