11 Esse princípio explica o fenômeno conhecido de todos os magnetizadores e que consiste, através da vontade, em dar a uma substância qualquer (a água, por exemplo) propriedades bem diversas: um determinado gosto, e até as qualidades ativas de outras substâncias. Já que não há mais de um elemento primitivo, e que as propriedades dos diversos corpos não são mais do que modificações desse elemento, resulta daí que a substância mais inofensiva tem o mesmo princípio que a mais prejudicial. Assim, a água (que é formada de uma parte de oxigênio e de duas de hidrogênio) se torna corrosiva se duplicarmos a proporção do oxigênio. Transformação semelhante pode ser produzida pela ação magnética dirigida pela vontade.
71 – O Livro dos Espíritos
Espaço universal
35. O espaço universal é infinito ou limitado?
“Infinito. Suponha que ele fosse limitado: o que haverá além de seus limites? Isso confunde a razão, bem o sabemos, no entanto, a tua razão te diz que não pode ser de outro modo. Ocorre o mesmo com o infinito em todas as coisas; não é na vossa pequena esfera que vocês podem compreendê-lo.”
Se imaginarmos um limite ao espaço, por mais distante que o pensamento possa conceber, a razão diz que além desse limite há alguma coisa, e assim gradativamente até o infinito, pois essa coisa qualquer — mesmo que fosse o vazio absoluto — ainda assim seria espaço.
36. O vazio absoluto existe em alguma parte no espaço universal?
“Não, não há o vazio; o que é vazio para ti está ocupado por uma matéria que escapa aos teus sentidos e aos teus instrumentos.”
72 – Allan Kardec
CAPÍTULO III
CRIAÇÃO
Formação dos mundos – Formação dos seres vivos
– Povoamento da Terra. Adão – Diversidade das raças humanas –
Pluralidade dos mundos
– Considerações e concordâncias bíblicas referentes à criação
Formação dos mundos
O Universo abrange a infinidade dos mundos que vemos e dos que não vemos, todos os seres animados e inanimados, todos os astros que se movem no espaço, assim como os fluidos que o preenchem.
37. O Universo foi criado ou existe de toda a eternidade, como Deus?
“Sem dúvidas que o Universo não pôde se fazer sozinho, e se ele fosse de toda a eternidade como Deus, ele não poderia ser obra de Deus.”
A razão nos diz que o Universo não pôde se fazer por si mesmo e que, não podendo ser obra do acaso, há de ser obra de Deus.
38. Como Deus criou o Universo?
“Para me servir de uma expressão: por sua Vontade. Nada caracteriza melhor essa vontade onipotente do que estas belas palavras da Gênesis: ‘Deus disse: Que a luz se faça, e a luz foi feita’. 12”
39. Poderemos conhecer o modo da formação dos mundos?
“Tudo o que se pode dizer e o que vocês podem compreender é que os 12 Passagem bíblica presente no livro Gênesis, 1: 3, também muito recorrente através da expressão em latim fiat lux: “faça-se a luz”. — N. T.
73 – O Livro dos Espíritos
mundos se formam pela condensação da matéria disseminada no espaço.”
40. Seriam os cometas, como agora se pensa, um começo de condensação da matéria e dos mundos em via de formação?
“Isso é exato; mas o que é absurdo é acreditar na influência deles. Refiro-me àquela influência que vulgarmente lhes atribuem, porque todos os corpos celestes têm sua parte de influência em certos fenômenos físicos.”
41. Um mundo completamente formado pode desaparecer e a matéria que o compõe ser disseminada novamente no espaço?
“Sim, Deus renova os mundos como renova os seres vivos.”
42. Podemos conhecer a duração da formação dos mundos — da Terra, por exemplo?
“Não posso te dizer nada a respeito, pois só o Criador o sabe, e bem louco seria quem pretendesse saber disso, ou conhecer o número dos séculos dessa formação.”
Formação dos seres vivos
43. Quando a Terra começou a ser povoada?
“No princípio tudo era caos; os elementos estavam misturados. Pouco a pouco cada coisa tomou o seu lugar; então apareceram os seres vivos apropriados ao estado do globo.”
44. De onde os seres vivos vieram para a Terra?
“A Terra continha os germens deles, que aguardavam o momento favorável para se desenvolverem. Os princípios orgânicos se reuniram desde quando cessou a força que os mantinha afastados e formaram os germens de todos os seres viventes. Esses germens permaneceram em estado latente e inerte, como a crisálida e as sementes das plantas, até o momento propício para a eclosão de cada espécie; então os seres de cada espécie se reuniram e se multiplicaram.”
74 – Allan Kardec
45. Onde estavam os elementos orgânicos antes da formação da Terra?
“Achavam-se, por assim dizer, em estado de fluido no espaço, no meio dos Espíritos, ou em outros planetas, esperando a criação da Terra para começarem uma nova existência num novo globo.”