"Unleash your creativity and unlock your potential with MsgBrains.Com - the innovative platform for nurturing your intellect." » Portuguese Books » 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Add to favorite 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Select the language in which you want the text you are reading to be translated, then select the words you don't know with the cursor to get the translation above the selected word!




Go to page:
Text Size:

236-e. — Em que época?

“Durante a sua formação.”

Nada é inútil na natureza; cada coisa tem o seu propósito, sua destinação; em lugar algum há o vazio, tudo é habitado, a vida está em toda parte. Assim, durante a longa série dos séculos que se passaram antes do aparecimento do homem na Terra, durante esses lentos períodos de transição atestados pelas camadas geológicas, antes mesmo da formação dos primeiros seres orgânicos, naquela massa informe, naquele árido caos onde os elementos estavam misturados, não havia ausência de vida; seres que não tinham nem nossas necessidades nem nossas sensações físicas lá encontravam um refúgio. Deus quis que — mesmo nesse estado imperfeito — ela servisse para alguma coisa. Quem ousaria afirmar que, entre esses milhares de mundos que giram na imensidade, um só, um dos menores, perdido na multidão, tivesse o privilégio exclusivo de ser povoado? Qual então a utilidade dos demais? Deus os teria feito unicamente para enfeitar a nossa vista?

Suposição absurda, incompatível com a sabedoria que esplende em todas as suas obras, e inadmissível desde que se pondere sobre a existência de todos aqueles que não podemos apreciar. Ninguém contestará que, nessa ideia de mundos ainda impróprios para a vida material e, portanto, já povoados de seres vivos apropriados a tal meio, há qualquer coisa de grande e sublime, em que talvez se encontre a solução de mais de um problema.

162 – Allan Kardec

Percepções, sensações e sofrimentos dos Espíritos

237. Uma vez no mundo dos Espíritos, a alma ainda tem as percepções que ela tinha de sua vida?

“Sim, e de outras percepções que ela não tinha, porque seu corpo era como um véu que as obscurecia. A inteligência é um atributo do Espírito, mas que se manifesta mais livremente quando não tem entraves.”

238. As percepções e os conhecimentos dos Espíritos são indefinidos? Numa palavra, eles sabem todas as coisas?

“Quanto mais se aproximam da perfeição, mais eles sabem; se são Espíritos superiores, sabem muito. Os Espíritos inferiores são mais ou menos ignorantes acerca de tudo.”

239. Os Espíritos conhecem o princípio das coisas?

“Depende da sua elevação e sua pureza. Os Espíritos inferiores não sabem mais do que os homens.”

240. Os Espíritos compreendem o tempo como nós?

“Não, e é isso que faz com que vocês nem sempre nos compreendam quando se trata de fixar datas ou épocas.”

Os Espíritos vivem fora do tempo tal como nós o compreendemos. Por assim dizer, a duração para eles anula-se, e os séculos — tão longos para nós — não passam de instantes aos olhos deles, e se perdem na eternidade, do mesmo modo que os relevos do solo se perdem e desaparecem para quem se eleva no espaço.

241. Os Espíritos fazem do presente uma ideia mais precisa e mais justa do que nós?

“Do mesmo modo como aquele que enxerga bem faz uma ideia mais justa das coisas do que o cego. Os Espíritos veem o que vocês não veem; então eles julgam diferente de vocês. Porém, novamente, isso depende da elevação de cada um.”

242. Como é que os Espíritos têm conhecimento do passado? Esse

163 – O Livro dos Espíritos

conhecimento é ilimitado para eles?

“Quando nos ocupamos com ele, o passado é um presente, precisamente como tu te recordas uma coisa que te impressionou ao longo do teu exílio.

Simplesmente, como nós não temos mais o véu material que obscurece tua inteligência, nós nos lembramos das coisas que desapareceram para ti. Mas, nem tudo é conhecido dos Espíritos: sua própria criação, para começar.”

243. Os Espíritos conhecem o futuro?

“Isto também depende da perfeição deles. Às vezes, eles não fazem mais do que vislumbrar o futuro, mas nem sempre lhes é permitido revelá-lo.

Quando o veem, parece o presente para eles. O Espírito vê o porvir mais claramente à medida que se aproxima de Deus. Depois da morte, a alma vê e capta num golpe de vista suas emigrações passadas, mas não pode ver o que Deus lhe reserva; para isso, é preciso que a alma esteja toda integrada nele após muitas existências.”

243-a. — Os Espíritos que alcançaram a perfeição absoluta têm um conhecimento completo do futuro?

“Completo não é o termo, pois só Deus é soberano Senhor, e ninguém pode se igualar a ele.”

244. Os Espíritos enxergam a Deus?

“Somente os Espíritos superiores o veem e o compreendem; os Espíritos inferiores o sentem e o pressentem.”

244-a. — Quando um Espírito inferior diz que Deus lhe proíbe ou permite uma coisa, como ele sabe que isso lhe vem de Deus?

“Ele não vê Deus, mas sente a sua soberania, e quando alguma coisa não deva ser feita ou uma palavra não deva ser dita, ele percebe como uma intuição, uma advertência invisível que lhe impede de o fazer. Vocês mesmos não têm pressentimentos que lhes parecem avisos secretos para fazer ou não fazer isto ou aquilo? O mesmo vale para nós, se bem que em um grau superior, pois tu compreendes que a essência espiritual sendo mais sutil do que a de vocês, os Espíritos podem receber melhor as advertências divinas.”

164 – Allan Kardec

244-b. — A ordem lhes é transmitida diretamente por Deus ou por intermédio de outros Espíritos?

“Ela não lhe vem diretamente de Deus. Para se comunicar com ele, é necessário ser digno disso. Deus lhe transmite suas ordens pelos Espíritos que acham mais elevados em perfeição e em instrução.”

245. A visão nos Espíritos fica circunscrita, como nos seres corporais?

“Não, ela reside nele.”

246. Os Espíritos carecem da luz para enxergar?

“Eles veem por si mesmos e não carecem de luz exterior. Para eles não há trevas, salvo aquelas nas quais eles podem se encontrar por expiação.”

247. Os Espíritos têm precisão de se transportar para verem em dois pontos diferentes? Podem eles, por exemplo, ver simultaneamente nos dois hemisférios do globo?

“Como o Espírito se transporta com a rapidez do pensamento, pode-se dizer que ele vê por toda parte de uma vez só; seu pensamento pode se irradiar e se colocar ao mesmo tempo em vários pontos diferentes, mas essa capacidade depende da sua pureza: quanto menos puro, mais sua visão é limitada; só os Espíritos superiores podem enxergar todo um conjunto.”

Are sens

Copyright 2023-2059 MsgBrains.Com