"Unleash your creativity and unlock your potential with MsgBrains.Com - the innovative platform for nurturing your intellect." » Portuguese Books » 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Add to favorite 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Select the language in which you want the text you are reading to be translated, then select the words you don't know with the cursor to get the translation above the selected word!




Go to page:
Text Size:

485. A afeição dos Espíritos por certas pessoas é exclusivamente moral?

“A verdadeira afeição nada tem de carnal, mas quando um Espírito se apega a uma pessoa, nem sempre é por afeição, podendo aí se misturar uma recordação das paixões humanas.”

486. Os Espíritos se interessam pelos nossos infortúnios e pela nossa prosperidade? Aqueles que nos querem bem se afligem com os males que sofremos durante a vida?

“Os bons Espíritos fazem todo o bem que é possível e ficam felizes com as vossas alegrias. Eles se afligem com os males quando vocês não os suportam com resignação, porque esses males são sem proveito para vocês; pois então, vocês se assemelham a um doente que rejeita beber o remédio amargo que deve curá-lo.”

487. De que mal os Espíritos mais se afligem por nossa causa? Seria o mal físico ou o mal moral?

“Do egoísmo e da dureza dos corações de vocês: disso deriva tudo. Eles

251 – O Livro dos Espíritos

riem de todos esses males imaginários que nascem do orgulho e da ambição, e alegram-se com os que servem para abreviar o vosso tempo de provas.”

Sabendo que a vida corporal é apenas transitória e que as suas tribulações que a acompanham são meios de chegarmos a um estado melhor, os Espíritos se afligem pelos nossos males devidos às causas morais que nos distanciam desse objetivo, mais do que pelos sofrimentos físicos que são apenas passageiros.

Os Espíritos pouco se importam com as desgraças que não afetam senão as nossas ideias mundanas, tal como fazemos com as mágoas ingênuas das crianças.

O Espírito que vê nas aflições da vida um meio de avanço para nós considera essas aflições como a crise ocasional que deve salvar o doente. Ele se compadece com os nossos sofrimentos como nos compadecemos com os sofrimentos de um amigo. Porém, enxergando as coisas de um ponto de vista mais justo, ele os aprecia de um modo diferindo do nosso, e enquanto os bons nos levantam nossa coragem no interesse do nosso futuro, os outros nos incitam ao desespero objetivando comprometê-lo.

488. Nossos parentes e amigos que nos antecederam na outra vida têm por nós maior simpatia do que os Espíritos que nos são estranhos?

“Indubitavelmente, e quase sempre eles vos protegem como Espíritos, conforme as capacidades deles.”

488-a. — Eles são sensíveis à afeição que lhes conservamos?

“Bastante sensíveis, mas se esquecem dos que se esquecem deles.”

Anjos guardiões. Espíritos protetores, familiares ou simpáticos 489. Há Espíritos que se liguem a um indivíduo em particular para protegê-lo?

“Sim, o irmão espiritual, o que vocês chamam de o bom Espírito ou o

bom gênio.”

490. O que devemos entender por anjo guardião?

“O Espírito protetor, sendo de uma ordem elevada.”

252 – Allan Kardec

491. Qual é a missão do Espírito protetor?

“A de um pai com relação aos filhos: conduzir o seu protegido ao bom caminho, auxiliá-lo com seus conselhos, consolá-lo nas suas aflições e amparar sua coragem nas provas da vida.”

492. O Espírito protetor fica ligado ao indivíduo desde o nascimento deste?

“Desde o nascimento até a morte, e muitas vezes o acompanha depois da morte, durante a vida espírita, e até mesmo nas várias existências corporais, pois essas existências não são mais do que fases curtíssimas em comparação com a vida do Espírito.”

493. A missão do Espírito protetor é voluntária ou obrigatória?

“O Espírito é obrigado a velar por vocês desde que tenha aceitado essa tarefa, mas ele pode escolher aqueles que lhe sejam simpáticos. Para alguns, isso é um prazer; para outros, uma missão ou um dever.”

493-a. — Ligando-se a uma pessoa, o Espírito deixa de proteger outros indivíduos?

“Não, mas os protege menos exclusivamente.”

494. O Espírito protetor fica fatalmente atado ao ser confiado à sua guarda?

“Frequentemente ocorre que alguns Espíritos deixam suas posições para desempenhar diversas missões, mas então se faz uma substituição.”

495. O Espírito protetor alguma vez abandona o seu protegido quando este se rebela contra seus conselhos?

“Ele se afasta quando vê que seus conselhos são inúteis e que a vontade de se submeter à influência dos Espíritos inferiores é mais forte. Entretanto, nunca o abandona completamente e sempre se faz ouvir. Então, é o homem quem tapa os ouvidos. Ele então retorna quando que é chamado.

“Há uma doutrina que, pelo seu encanto e doçura, deveria converter os mais incrédulos: é a dos anjos guardiões. Não é uma ideia bastante consoladora pensar que se tem sempre junto de si seres superiores que estão todo o tempo prontos para lhes aconselhar e amparar, para lhes ajudar a

253 – O Livro dos Espíritos

escalar a dura montanha do bem, que são amigos mais certos e mais dedicados que os mais íntimos relacionamentos que se pode ter na Terra?

Esses seres aí estão por ordem de Deus; foi Deus quem os colocou perto de vocês e eles aí permanecem por amor a ele, desempenhando junto a vós uma missão bela, mas também penosa. Sim, onde quer que vocês estejam, ele estará convosco: nem nas prisões, nem nos hospitais, nem nos lugares de bandalheira e de solidão, nada vos separa desse amigo a quem não podem ver, mas de quem vossa alma sente os mais doces impulsos e ouve os sábios conselhos.

“Ah, se vocês conhecessem bem esta verdade! Quanto ela vos ajudaria nos momentos de crise! Quantas vezes vos livraria dos maus Espíritos! Mas, no grande dia esse anjo do bem terá muitas vezes que vos dizer: ‘Não te aconselhei isto? E tu não o fizeste. Não te mostrei o abismo? E nele tu te precipitaste! Não fiz ecoar na tua consciência a voz da verdade, mas tu não preferiste seguir os conselhos da mentira?’ Ah! Interroguem vossos anjos guardiães; estabeleçam entre eles e vocês essa terna intimidade que reina entre os melhores amigos. Não pensem em ocultar nada deles, pois eles têm o olhar de Deus e vocês não podem enganá-los. Pensem no futuro; procurem avançar nesta vida atual; vossas provações serão mais curtas e vossas existências serão mais ditosas. Vamos, homens, coragem! Afastem de uma vez por todas para longe de vocês todos os preconceitos e segundas intenções; entrem na nova senda que se abre diante de vocês; caminhem! Caminhem!

Vocês têm guias, sigam a eles: a meta não lhes pode faltar, pois essa meta é o próprio Deus.

“Aos que pensam ser impossível para os Espíritos verdadeiramente elevados se restringirem a uma tarefa tão laboriosa e a todo instante, diremos que nós influenciamos vossas almas mesmo estando vários milhões de léguas distantes de vocês: para nós o espaço não é nada, e mesmo vivendo noutro mundo, nossos Espíritos conservam suas ligações com os Espíritos de vocês.

Are sens

Copyright 2023-2059 MsgBrains.Com