"Unleash your creativity and unlock your potential with MsgBrains.Com - the innovative platform for nurturing your intellect." » Portuguese Books » 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Add to favorite 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Select the language in which you want the text you are reading to be translated, then select the words you don't know with the cursor to get the translation above the selected word!




Go to page:
Text Size:

359 – O Livro dos Espíritos

tivessem vontade de as praticar, elas bastariam. Contudo, a sociedade tem suas exigências, então precisa de leis particulares.”

795. Qual é a causa da instabilidade das leis humanas?

“Nos tempos de barbárie, eram os mais fortes quem fazia as leis e eles as faziam para si. Era necessário modificá-las à medida que as pessoas compreendiam melhor a justiça. As leis humanas ficam mais estáveis na proporção em que elas se aproximam da verdadeira justiça, isto é, na medida em que elas são feitas para todos e que se identificam com a lei natural.”

A civilização criou para o homem novas necessidades, e essas necessidades são relativas à posição social em que se vive. Foi preciso regular os direitos e os deveres dessa posição através de leis humanas. Mas sob a influência de suas paixões, o homem frequentemente criou direitos e deveres imaginários que a lei natural condena e que os povos apagam de seus códigos à medida que progridem.

A lei natural é imutável e é a mesma para todos; a lei humana é variável e progressiva; na infância das sociedades, ela só pôde consagrar o direito dos mais fortes.

796. A severidade das leis penais não constitui uma necessidade no estado atual da sociedade?

“Uma sociedade depravada certamente carece de leis mais severas.

Infelizmente essas leis se destinam mais a punir o mal depois de feito do que a secar sua fonte. Só a educação poderá reformar os homens, e então eles não precisarão mais de leis tão rigorosas.”

797. Como o homem poderá ser levado a reformar suas leis?

“Isso ocorre naturalmente pela força das coisas e pela influência das pessoas de bem que o conduzem na senda do progresso. Muitas dessas leis o homem já reformou, e outras tantas ele reformará. Podem esperar!”

Influência do espiritismo sobre o progresso

798. O espiritismo se tornará crença comum, ou ficará sendo a crença de

360 – Allan Kardec

algumas pessoas?

“Certamente ele se tornará uma crença geral e marcará uma nova era na história da humanidade, porque faz parte da natureza e chegou o tempo em que ele deve ocupar o lugar entre os conhecimentos humanos. No entanto, ele terá que travar grandes lutas, mais ainda contra o interesse do que contra a convicção, pois não há como esconder que haja pessoas interessadas em combatê-lo — umas por orgulho, outras por causas puramente materiais.

Porém os contraditores, ficando cada vez mais isolados, serão forçados a pensar como os demais, sob pena de se tornarem ridículos.”

As ideias não se transformam senão com o tempo, e nunca subitamente. De geração em geração elas se enfraquecem e acabam por desaparecer pouco a pouco com aqueles que as professavam, e que são substituídos por outros indivíduos imbuídos de novos princípios, como sucede com as ideias políticas. Vejam o paganismo: não há mais ninguém hoje que professe as ideias religiosas dos tempos pagãos; entretanto, vários séculos após o advento do cristianismo, elas ainda tinham deixado traços que somente a renovação completa das raças conseguiu apagar. Assim será com o espiritismo: ele já fez bastante progresso, mas ainda haverá por duas ou três gerações um fermento de incredulidade que só será dissipado com o tempo. Sua marcha, todavia, será mais rápida do que a do cristianismo, porque o próprio cristianismo é quem lhe abre o caminho e lhe serve de apoio. O cristianismo tinha o que destruir; o Espiritismo só tem o que edificar.

799. De que maneira o espiritismo pode contribuir com o progresso?

“Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade; ele faz os homens compreenderem onde está o seu verdadeiro interesse. Quando a vida futura deixar de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que é capaz de preparar o seu destino por meio do presente. Destruindo os preconceitos de seitas, castas e cores, ele ensina aos homens a grande solidariedade que os deve unir como irmãos.”

800. Não será de temer que o espiritismo não consiga triunfar sobre a indiferença dos homens e o apego deles às coisas materiais?

“Seria conhecer bem pouco os homens pensar que uma causa qualquer possa transformá-los como que por encanto. As ideias se modificam pouco a

361 – O Livro dos Espíritos

pouco conforme os indivíduos, e gerações são necessárias para apagar completamente os vestígios dos velhos hábitos. Portanto, a transformação não se pode operar a não ser com o tempo, gradualmente, passo a passo. Para cada geração uma parte do véu se dissolve; o espiritismo vem rasgá-lo de uma vez. Entretanto, esperando que ele tivesse por efeito apenas corrigir um único defeito no homem, isso já seria um passo que ele o faria dar, e por isso mesmo um grande bem, pois esse primeiro passo tornaria os outros mais fáceis.”

801. Por que os Espíritos não ensinaram em todos os tempos o que eles estão ensinando hoje?

“Vocês não ensinam às crianças o que ensinam aos adultos, nem dão ao recém-nascido uma refeição que ele não poderia digerir; cada coisa tem seu tempo. Eles ensinaram muitas coisas que os homens não compreenderam ou adulteraram, mas que eles podem compreender agora. Através dos seus ensinamentos, mesmo ainda incompletos, eles prepararam o terreno para receber a semente que vai hoje frutificar.”

802. Já que o Espiritismo deve marcar um progresso da humanidade, por que os Espíritos não apressam esse progresso por meio de manifestações tão generalizadas e patentes que a convicção fosse levada até aos mais incrédulos?

“Vocês desejariam milagres, mas Deus os semeia de mão cheia bem diante dos vossos passos, e vocês ainda têm pessoas que os negam. Será que o próprio Cristo conseguiu convencer os contemporâneos dele através dos prodígios que ele operou? Vocês não veem homens atualmente negarem os fatos mais patentes que se passam sob seus olhos? Não há os que dizem que não acreditariam mesmo se eles vissem? Não, não é por meio de prodígios que Deus quer conduzir os homens; em sua bondade, ele quer deixar para vocês o mérito de se convencerem pela razão.”

362 – Allan Kardec

CAPÍTULO IX

LEI DE IGUALDADE

Igualdade natural – Desigualdade das aptidões

– Desigualdades sociais – Desigualdades das riquezas –

Provas da riqueza e da miséria

– Igualdade dos direitos do homem e da mulher –

Igualdade perante o túmulo

Igualdade natural

803. Todos os homens são iguais perante Deus?

“Sim, todos tendem para o mesmo objetivo, e Deus fez suas leis para todo mundo. Vocês dizem frequentemente: ‘O Sol brilha para todos’, e com isso vocês afirmam uma verdade maior e mais geral do que pensam.”

Todos os homens estão submetidos às mesmas leis da natureza. Todos nascem igualmente fracos, estão sujeitos às mesmas dores e o corpo do rico se destrói igual ao do pobre. Deus não deu superioridade natural a nenhum homem

Are sens

Copyright 2023-2059 MsgBrains.Com