"Unleash your creativity and unlock your potential with MsgBrains.Com - the innovative platform for nurturing your intellect." » Portuguese Books » 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Add to favorite 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Select the language in which you want the text you are reading to be translated, then select the words you don't know with the cursor to get the translation above the selected word!




Go to page:
Text Size:

Vida de isolamento. Voto de silêncio

769. Compreendemos que, como princípio geral, a vida social faça parte da natureza, mas como todos os gostos também estão na natureza, por que seria condenável o do afastamento absoluto se o homem aí encontra sua satisfação?

“Satisfação de egoísta. Também há homens que experimentam satisfação na embriaguez. Você aprova isso? Deus não pode ter como agradável uma vida pela qual as pessoas condenam a si mesma a não ser útil a ninguém.”

770. O que pensar dos que vivem na reclusão absoluta para fugir do contato pernicioso do mundo?

“Duplo egoísmo.”

770-a. — Mas se esse retraimento tiver por pretensão uma expiação, impondo-se uma privação penosa, isso não seria meritório?

“Fazer mais o bem do que se tem feito de mau — eis a melhor expiação. Ao evitar um mal a pessoa cai em outro, pois esquece a lei de amor e de caridade.”

771. Que pensar dos que fogem do mundo para se devotarem ao socorro dos infelizes?

“Estes se elevam ao se rebaixarem. Eles têm o duplo mérito de se colocarem acima dos prazeres materiais e de fazerem o bem pelo cumprimento da lei do trabalho.”

771-a. — E aqueles que procuram no retiro a tranquilidade que certos trabalhos requerem?

“Isso não é um retraimento absoluto do egoísta; eles não se isolam da sociedade, pois trabalham para ela.”

772. O que pensar do voto de silêncio prescrito por determinadas seitas, desde a mais remota antiguidade?

“Perguntem antes a vocês mesmos se a palavra faz parte da natureza e por que Deus a deu ao homem. Deus condena o abuso e não o uso das faculdades que vos concedeu. Entretanto, o silêncio é útil, pois no silêncio

349 – O Livro dos Espíritos

vocês se recolhem; teu espírito se torna mais livre e pode entrar em comunicação conosco. Mas o voto de silêncio é uma tolice. Sem dúvida, aqueles que observam essas privações voluntárias como atos de virtude têm uma boa intenção, porém se enganam porque não entendem suficientemente as verdadeiras leis de Deus.”

O voto de silêncio absoluto — do mesmo modo que o voto de isolamento —

priva o indivíduo das relações sociais que lhe podem fornecer as ocasiões de fazer o bem e de cumprir a lei do progresso.

Laços de família

773. Por que nos animais os pais e os filhos não se reconhecem mais a partir de quando estes últimos não precisam mais de cuidados?

“Os animais vivem da vida material e não da vida moral. A ternura da mãe pelos filhos tem por princípio o instinto de conservação dos seres aos quais ela deu à luz. Desde quando esses seres podem cuidar de si mesmos, a tarefa dela termina e a natureza não lhe pede mais nada. É por isso que ela os abandona para se ocupar com os recém-nascidos.”

774. Há pessoas que deduzem, do abandono das crias dos animais pelos seus progenitores, que, entre os homens, os laços de família não são mais do que um resultado dos costumes sociais, e não uma lei da natureza. O que devemos pensar disso?

“O homem tem outro destino que não o dos animais. Por que então querer sempre compará-lo com eles? Existe no homem outra coisa além das necessidades físicas: existe a necessidade de progredir. Os laços sociais são necessários ao progresso e os laços de família reforçam os laços sociais. Eis por que os laços de família constituem uma lei da natureza. Deus quis que dessa forma os homens aprendessem a se amarem como irmãos.” (Ver a questão 205.)

775. Para a sociedade, qual seria o efeito do relaxamento dos laços de família?

“Um recrudescimento do egoísmo.”

350 – Allan Kardec

CAPÍTULO VIII

LEI DO PROGRESSO

Estado de natureza – Marcha do progresso – Povos degenerados

– Civilização – Progresso da legislação humana –

Influência do espiritismo sobre o progresso

Estado de natureza

776. O estado de natureza e a lei natural significam a mesma coisa?

“Não, o estado de natureza é o estado primitivo. A civilização é incompatível com o estado de natureza, ao passo que a lei natural contribui para o progresso da humanidade.”

O estado de natureza é a infância da humanidade e o ponto de partida do seu desenvolvimento intelectual e moral. Sendo perfectível e trazendo em si a semente do seu aperfeiçoamento, o homem não está destinado a viver perpetuamente no estado de natureza, como não está destinado a viver eternamente na infância. O

estado de natureza é transitório e o homem sai desse estágio pelo progresso e pela civilização. A lei natural, ao contrário, rege a humanidade inteira e o homem se aperfeiçoa à medida que a compreende melhor e pratica melhor essa lei. 60

777. No estado de natureza, tendo menos necessidades, o homem não passa por todas as tribulações que ele cria para si mesmo quando num estágio mais avançado. O que pensar da opinião dos que consideram esse estado como 60 Estado de natureza é uma teoria que tem sido trabalhada por muitos filósofos (por exemplo: Thomas Hobbes, John Locke, Montesquieu, Jean-Jacques Rousseau e David Hume) e basicamente se refere a um estágio da vida humana e das condições naturais de vida anterior às organizações sociais, analisando aí o caráter original (bom ou mau) do homem e, por conseguinte, as influências (boas ou más) da sociedade para cada indivíduo. — N. T.

351 – O Livro dos Espíritos

sendo o da mais perfeita felicidade na Terra?

“O que pretende?! Isso é a felicidade do bruto. Há pessoas que não concebem outro tipo de felicidade. Isso é ser feliz à maneira dos animais. As crianças também são mais felizes do que os homens feitos.”

778. O homem pode retrogradar para o estado de natureza?

Are sens

Copyright 2023-2059 MsgBrains.Com