Procurou-as entre outros papéis que tirou da algibeira. Luísa fora sentar-se no sofá; olhava-o com o coração aos pulos, e as suas unhas impacientes raspavam devagarinho o estofo.
—
É verdade — dizia Sebastião, revolvendo o maço de papéis — Recebi duas; fala em voltar; diz que está muito secado. . — E estendendo uma carta a Luísa: — Pode ver.
Luísa desdobrara-a, e começava a ler; mas Sebastião, estendendo a mão precipitadamente:
—
Perdão, não é essa!
—
Não, deixe ver. .
—
Não diz nada, são negócios. .
—
Não, quero ver!
Sebastião, sentado à beira da cadeira, coçava a barba, olhando-a, muito contrariado. E Luísa de repente, franzindo a testa:
—
O quê? — A leitura espalhava-lhe no rosto uma surpresa irritada. —
Realmente!. .
—
São tolices, são tolices! — murmurava Sebastião, muito vermelho.
Luísa pôs-se então a ler alto, devagar:
—
Saberás, amigo Sebastião, que fiz aqui uma conquista. Não é o que se pode chamar uma princesa, porque é nem mais nem menos que a mulher do estanqueiro. Parece estar abrasada no mais impuro fogo, por este seu criado.
Deus me perdoe, mas desconfio até que me leva apenas um vintém pelos charutos de pataco, fazendo assim ao esposo, o digno Carlos, a dupla partida de lhe arruinar a felicidade e a tenda!
—
Que graça! — murmurou Luísa, furiosa.
—
Receio muito que se repita comigo o caso bíblico da mulher de Putifar.
Acredita que há um certo mérito em lhe resistir, porque a mulher, estanqueira como é, é lindíssima. E tenho medo que suceda algum fracasso à minha pobre virtude..
Luísa interrompeu-se, e olhou Sebastião com um olhar terrível.
—
São brincadeiras! — balbuciou ele.
Ela seguiu, lendo:
—
Olha, se a Luísa soubesse desta aventura! De resto, o meu sucesso não pára aqui: a mulher do delegado faz-me um olho dos diabos! É de Lisboa, de uma gente Gamacho, que parece que mora para Belém, conheces? E dá-se ares de morrer de tédio, na tristeza provinciana da localidade. Deu uma soirée
na minha honra, e na minha honra, creio também, decotou-se. Muito bonito colo.
Luísa fez-se escarlate.
—
É uma queda do diabo..
—
Está doido! — exclamou ela.
—