"Unleash your creativity and unlock your potential with MsgBrains.Com - the innovative platform for nurturing your intellect." » Portuguese Books » 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Add to favorite 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Select the language in which you want the text you are reading to be translated, then select the words you don't know with the cursor to get the translation above the selected word!




Go to page:
Text Size:

76. Que definição podemos dar dos Espíritos?

“Pode-se dizer que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Eles povoam o Universo fora do mundo material.”

Nota — A palavra Espírito é empregada aqui para designar as individualidades dos seres extracorpóreos, e não mais o elemento inteligente universal.

77. Os Espíritos são seres distintos da Divindade, ou não seriam mais do que simples emanações ou porções da Divindade e, por essa razão, denominados criaturas ou filhos de Deus?

“Meu Deus! Eles são obra de Deus, exatamente como um homem que faz uma máquina: essa máquina é obra do homem e não o próprio homem. Sabe-se que quando o homem faz algo belo e útil, ele o chama seu filho, sua criação.

Pois bem! Acontece o mesmo com relação a Deus: nós somos seus filhos, pois somos obra dele.”

78. Os Espíritos tiveram um princípio ou, assim como Deus, existem desde toda a eternidade?

“Se os Espíritos não tivessem tido um princípio, eles seriam iguais a Deus, quando, ao contrário, eles são sua criação e se submetem à vontade

90 – Allan Kardec

dele. Deus existe desde toda a eternidade, isso é incontestável; porém, saber quando e como ele nos criou, nós nada sabemos. Pode-se dizer que nós somos sem começo, se com isso se entende que Deus, sendo eterno, há de ter criado sem descanso; mas, quando e como cada um de nós foi feito, eu repito, ninguém o sabe: aí é que está o mistério.”

79. Já que há dois elementos gerais no Universo — o elemento inteligente e o elemento material —, poderíamos dizer que os Espíritos são formados do elemento inteligente assim como os corpos inertes são formados do elemento material?

“Isso é evidente. Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, como os corpos são a individualização do princípio material. A época e o modo dessa formação é que são desconhecidos.”

80. A criação dos Espíritos é permanente ou só ocorreu no princípio dos tempos?

“Ela é permanente, quer dizer que Deus jamais deixou de criar.”

81. Os Espíritos se formam espontaneamente ou nascem uns dos outros?

“Deus os cria, como cria todas as outras criaturas, por sua vontade; contudo, mais uma vez dizemos: a origem deles é mistério.”

82. Será exato dizermos que os Espíritos são imateriais?

“Como se pode definir uma coisa quando faltam termos de comparação e com uma linguagem insuficiente? Um cego de nascença poderia definir a luz?

Imaterial não é bem o termo; incorpóreo seria mais exato, pois deve-se compreender bem que, sendo uma criação, o Espírito há de ser alguma coisa; é uma matéria quintessenciada15, mas sem analogia para vocês, e tão etérea que não pode ser percebida pelos vossos sentidos.”

15 Quintessenciado: aquilo que é do maior grau de pureza física, dito essência espiritual; relativo à quintessência (quinta-essência) também chamada éter ou elemento etéreo (sublime, elevado, divino), de uma natureza material especial que o diferencia dos demais elementos físicos; dito de quinta essência em sequência aos quatro elementos (terra, ar, fogo e água) que antigos pensadores supunham como sendo as formas primitivas da matéria de que então todos os demais elementos físicos seriam formados. – N. T.

91 – O Livro dos Espíritos

Dizemos que os Espíritos são imateriais porque, pela sua essência eles são diferentes de tudo o que conhecemos sob o nome de matéria. Um bando de cegos não teria termos para exprimir a luz e seus efeitos. O cego de nascença acredita ter todas as percepções pelo ouvido, olfato, paladar e tato; ele não compreende as ideias que só lhe poderiam ser dadas pelo sentido que lhe falta. Da mesma maneira, com relação à essência dos seres sobre-humanos, nós somos verdadeiros cegos.

Não os podemos definir senão por meio de comparações sempre imperfeitas, ou por um esforço da nossa imaginação.

83. Os Espíritos têm um fim? Compreendemos que o princípio de onde eles emanam seja eterno, mas o que perguntamos é se sua individualidade têm um término, e se, em dado tempo, mais ou menos longo, o elemento de que eles são formados não se desmancha e retorna à massa, como ocorre com os corpos materiais. É difícil compreender que uma coisa que teve começo possa não ter fim.

“Há muitas coisas que vocês não compreendem, porque vossa inteligência é limitada, mas isso não é uma razão para rejeitá-las. O filho não compreende tudo o que seu pai sabe, nem o ignorante sabe tudo o que o mestre compreende. Dizemos que a existência dos Espíritos não se acaba; isso é tudo o que podemos dizer por agora.”

Mundo normal primitivo

84. Os Espíritos formam um mundo à parte, fora daquele que nós vemos?

“Sim, o mundo dos Espíritos, ou das inteligências incorpóreas.”

85. Qual dos dois — o mundo espírita ou o mundo corpóreo — é o principal, na ordem das coisas?

“O mundo espírita; ele preexiste e sobrevive a tudo.”

86. O mundo corporal poderia deixar de existir ou nunca ter existido, sem alterar a essência do mundo espírita?

“Certamente. Eles são independentes, entretanto, a correlação entre eles é incessante, pois um reage sobre o outro constantemente.”

92 – Allan Kardec

87. Os Espíritos ocupam uma região determinada e circunscrita no espaço?

“Os Espíritos estão em toda parte; os espaços infinitos são habitados por eles infinitamente. Há muitos deles continuamente ao redor de vocês lhes observando e lhes influenciando sem que vocês percebam, pois os Espíritos são uma das potências da natureza e os instrumentos de que Deus se serve para a execução de seus desígnios providenciais. No entanto, nem todos vão a toda parte, pois há regiões interditadas aos menos adiantados.”

Forma e ubiquidade dos Espíritos

88. Os Espíritos têm uma forma determinada, limitada e constante?

“Aos vossos olhos, não; aos nossos, sim. O Espírito é, digamos, uma chama, um clarão, ou uma centelha etérea.”

88-a. — Essa chama ou centelha tem alguma cor?

“Para vocês, ela varia do escuro a uma cor brilhante do rubi, conforme o Espírito é mais ou menos puro.”

Are sens

Copyright 2023-2059 MsgBrains.Com