"Unleash your creativity and unlock your potential with MsgBrains.Com - the innovative platform for nurturing your intellect." » Portuguese Books » 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Add to favorite 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Select the language in which you want the text you are reading to be translated, then select the words you don't know with the cursor to get the translation above the selected word!




Go to page:
Text Size:

135. Há no homem alguma outra coisa além da alma e do corpo?

“Há o liame que liga a alma ao corpo.”

135-a. — Qual é a natureza desse liame?

“Semimaterial, quer dizer, de natureza intermediária entre o Espírito e o corpo. É preciso mesmo que seja assim para que eles possam se comunicar um com o outro. É por meio desse laço que o Espírito age sobre a matéria e vice-versa.”

Portanto, o homem é formado de três partes essenciais:

1ª) O corpo, ou ser material, semelhante ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;

112 – Allan Kardec

2ª) A alma, Espírito encarnado cujo corpo é a habitação;

3ª) O princípio intermediário, ou perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma e o corpo. Tais como são, numa fruta, o gérmen, o perisperma16 e a casca.

136. A alma é independente do princípio vital?

“O corpo é apenas o envoltório, como repetimos sem cessar.”

136-a. — O corpo pode existir sem a alma?

“Sim, entretanto, desde que o corpo deixa de viver, a alma o abandona. Antes do nascimento, ainda não há união definitiva entre a alma e o corpo, ao passo que, depois dessa união ser estabelecida, a morte do corpo rompe os laços que o unem à alma, e a alma deixa o corpo. A vida orgânica pode animar um corpo sem alma, mas a alma não pode habitar um corpo privado de vida orgânica.”

136-b. — Que seria do nosso corpo se ele não tivesse alma?

“Uma simples massa de carne sem inteligência, tudo o que quiserem, exceto um homem.”

137. Um Espírito pode encarnar ao mesmo tempo em dois corpos diferentes?

“Não; o Espírito é indivisível e não pode animar simultaneamente dois seres distintos.” (Ver, em O Livro dos Médiuns, 2ª parte, cap. VII, Bicorporeidade e transfiguração.)

138. Que se deve pensar da opinião dos que consideram a alma como o princípio da vida material?

“É uma questão de palavras; não nos importamos com isso. Comecem por se entenderem mutuamente.”

139. Alguns Espíritos, e antes deles alguns filósofos, definiram a alma como: 16 Perisperma: uma camada de tecido nutritivo derivada da nucela que rodeia o embrião da semente de algumas angiospermas; na analogia kardequiana, ela representa a polpa da fruta no conjunto formando com a semente e a casca. — N. T.

113 – O Livro dos Espíritos

uma centelha anímica emanada do grande Todo; por que essa contradição?

“Não há contradição; tudo depende do sentido das palavras. Por que não utilizam uma palavra para cada coisa?”

A palavra alma é empregada para exprimir coisas muito diferentes. Uns chamam assim o princípio da vida, e nesta acepção é exato dizer, no sentido

figurado, que: a alma é uma centelha anímica emanada do grande Todo. Estas últimas palavras indicam a fonte universal do princípio vital de que cada ser absorve uma porção e que retorna à massa após a morte. Essa ideia de nenhum modo exclui aquela de um ser moral, distinto, independente da matéria e que conserva sua individualidade. É a esse ser que igualmente chamamos alma, e é nessa acepção que se pode dizer que a alma é um Espírito encarnado. Ao dar à alma definições diversas, os Espíritos falaram seguindo a utilização que fazem da palavra, e seguindo as ideias terrestres de que ainda estavam mais ou menos imbuídos. Isso tem a ver com a insuficiência da linguagem humana, que não dispõe de uma palavra para cada ideia, donde resulta uma imensidade de equívocos e discussões: eis por que os Espíritos superiores nos dizem para primeiramente nos entendermos acerca das palavras. 17

140. Que se deve pensar da teoria da alma subdividida em tantas partes quanto haja músculos, e presidindo assim a cada uma das funções do corpo?

“Também isso depende do sentido que se atribua à palavra alma; caso se entenda alma como o fluido vital, essa teoria tem razão; caso se entenda alma como o Espírito encarnado, é errônea. Já dissemos que o Espírito é indivisível; ele transmite o movimento aos órgãos pelo fluido intermediário sem por isso se dividir.”

140-a. — No entanto, há Espíritos que deram essa definição.

“Os Espíritos ignorantes podem tomar o efeito pela causa.”

A alma age por intermédio dos órgãos e os órgãos são animados pelo fluido vital, que se reparte entre eles, e mais abundantemente nos que são centros ou focos do movimento. Porém, essa explicação não pode ser aplicada à alma quando 17 Ver na Introdução, a explicação sobre a palavra alma, item II.

114 – Allan Kardec

considerada como sendo o Espírito que habita o corpo durante a vida e o deixa por ocasião da morte.

141. Há alguma coisa de verdadeiro na opinião daqueles que pensam que a alma é exterior e envolve o corpo?

“A alma não fica contida no corpo tal como um pássaro numa gaiola; ela irradia e se manifesta exteriormente como a luz através de um globo de vidro, ou como o som em torno de um centro sonoro; é assim que se pode dizer que ela é exterior, sem que por isso seja o envoltório do corpo. A alma tem dois envoltórios: um sutil e leve, este é o primeiro, o que chamam perispírito; o outro, grosseiro, material e pesado: este é o corpo. A alma é o centro de todos os envoltórios, como a semente em um núcleo, bem como já dissemos.”

142. Que dizer dessa outra teoria segundo a qual a alma, numa criança, vai se completando a cada período da vida?

“O Espírito não deixa de ser uno; ele está integralmente na criança assim como no adulto; são os órgãos, ou instrumentos das manifestações da alma que se desenvolvem e se completam. Também isso é tomar o efeito pela causa.”

143. Por que todos os Espíritos não definem a alma da mesma maneira?

“Os Espíritos não são todos igualmente esclarecidos sobre esses assuntos; há Espíritos ainda limitados que não compreendem as coisas abstratas; são como as crianças entre vocês. Também há Espíritos pseudossábios, que fazem alarde com palavras para se imporem: como ainda acontece no vosso meio. E depois, os próprios Espíritos esclarecidos podem se apresentar em termos diferentes, cuja essência tem o mesmo valor, sobretudo quando se trata de coisas que vossa linguagem é impotente para se traduzir claramente; é preciso figuras e comparações que tomam como realidade.”

144. Que devemos entender por alma do mundo?

“É o princípio universal da vida e da inteligência, do qual brotam os indivíduos. Mas aqueles que se servem dessa expressão normalmente não se

Are sens

Copyright 2023-2059 MsgBrains.Com