"Unleash your creativity and unlock your potential with MsgBrains.Com - the innovative platform for nurturing your intellect." » Portuguese Books » 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Add to favorite 🧾🧾"O Livro dos Espíritos" Allan Kardec

Select the language in which you want the text you are reading to be translated, then select the words you don't know with the cursor to get the translation above the selected word!




Go to page:
Text Size:

“Apenas a vida animal, pois a alma é indivisível. Um pai ignorante pode ter filhos inteligentes e vice-versa.”

204. Como nós já tivemos várias existências, o parentesco vai além da nossa

141 – O Livro dos Espíritos

existência atual?

“Não poderia ser de outra maneira. A sucessão das existências corporais estabelece ligações entre os Espíritos que vêm desde suas existências anteriores; daí decorre frequentemente as causas de simpatia entre vocês e certos Espíritos que lhes parecem estranhos.”

205. Para algumas pessoas, a doutrina da reencarnação parece destruir os laços familiares aos lhe estender para além da existência atual.

“Ela estende os laços, mas não os destrói. O parentesco está fundado sobre afeições anteriores, os laços que unem os membros de uma mesma família são menos precários. Essa doutrina amplia os deveres da fraternidade, porque, no vosso vizinho, ou no vosso servo, pode se encontrar um Espírito que tenha tido ligação com vocês pelos laços de sangue.”

205-a. — Ela, no entanto, diminui a importância que alguns dão à sua filiação, porque qualquer um pode ter tido como seu pai um Espírito que tenha pertencido a outra raça ou que tenha vivido em uma condição completamente diferente.

“É verdade, mas essa importância é baseada no orgulho; o que a maioria honra nos seus antepassados são os títulos, a posição social e a riqueza. Quem pensa assim se envergonharia de ter tido como avô um sapateiro honesto, mas se gabaria de ser descendente de um nobre devasso. Porém, não importa o que digam ou façam, não modificarão as coisas como elas são, pois Deus não formulou as leis da natureza de acordo com a vaidade deles.”

206. Do fato de não haver filiação entre os Espíritos dos descendentes de uma mesma família, segue-se que o culto dos ancestrais seja uma coisa ridícula?

“Seguramente que não, pois é preciso considerar-se feliz por pertencer a uma família na qual encarnaram Espíritos elevados. Conquanto os Espíritos não procedam uns dos outros, nem por isso têm menos afeição por aqueles que estão ligados a eles pelos laços de família, dado que esses Espíritos tantas vezes são atraídos para essa ou aquela família por causa da simpatia ou pelos

142 – Allan Kardec

vínculos anteriores. Mas creiam bem que os Espíritos de vossos ancestrais não ficam nada honrados com o culto que lhes prestam por orgulho; o mérito deles não se reflete em vocês a não ser na medida em que vocês se esforçam para seguir os bons exemplos que eles vos deram, e só então é que a vossa lembrança pode ser não apenas agradável a eles, como também lhes ser útil.”

Semelhanças físicas e morais

207. Os pais muitas vezes transmitem aos seus filhos uma semelhança física.

Transmitem também alguma semelhança moral?

“Não, pois eles têm almas ou Espíritos diferentes. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito. Entre os descendentes das raças nada mais há de que consanguinidade.”

207-a. — De onde vêm as semelhanças morais que costuma haver entre pais e filhos?

“São Espíritos simpáticos atraídos pela afinidade de suas tendências.”

208. Os Espíritos dos pais não exercem nenhuma influência sobre o do filho depois do nascimento deste?

“Exercem sim, e uma influência muito grande. Conforme temos dito, os Espíritos devem contribuir para o progresso uns dos outros. Pois bem! O

Espírito dos pais tem por missão desenvolver o de seus filhos pela educação; isso é uma tarefa para os pais: se falharem nesta tarefa, serão culpados.”

209. Por que nascem de pais bons e virtuosos filhos de uma natureza perversa? Noutras palavras: por que as boas qualidades dos pais nem sempre atraem, por simpatia, um Espírito bom para ser seu filho?

“Um Espírito malvado pode pedir bons pais, na esperança de que seus conselhos o guiem numa estrada melhor, e muitas vezes Deus lhe concede esse pedido.”

210. Pelos seus pensamentos e suas preces, os pais podem atrair para o corpo

143 – O Livro dos Espíritos

do filho um Espírito bom, de preferência a um Espírito inferior?

“Não, mas podem melhorar o Espírito do filho a que deram vida e que a eles está confiado: esse é o dever deles. Os filhos malvados são uma provação para os pais.”

211. De onde vem a semelhança de caráter que tantas vezes existe entre dois irmãos, principalmente entre os gêmeos?

“São Espíritos simpáticos que se aproximam pela similaridade de seus sentimentos e que se sentem felizes por estarem juntos.”

212. Nos filhos cujos corpos estão colados e que têm certos órgãos comuns, 20

haveria aí dois Espíritos, ou seja, duas almas?

“Sim, mas a semelhança entre eles muitas vezes faz com que pareçam um só aos vossos olhos.”

213. Desde que os Espíritos encarnam nos gêmeos por simpatia, de onde vem a aversão que vemos algumas vezes entre estes?

“Não é uma regra que os gêmeos tenham Espíritos simpáticos; Espíritos malvados podem querer lutar juntos no teatro da vida.”

214. Que pensar das histórias de crianças brigando entre si no ventre da mãe?

“Lendas! Para figurar que o ódio entre elas era demasiado antigo, faz-se remontá-lo antes do nascimento delas. Geralmente vocês não levam muito em conta as figuras poéticas.”

215. De onde vem a característica particular que se nota em cada povo?

“Também os Espíritos se grupam em famílias formandas pela afinidade de suas tendências mais ou menos apuradas conforme sua elevação. Pois bem! Um povo é uma grande família onde se reúnem Espíritos afins. A tendência que os membros dessas famílias têm para se unirem é a fonte da 20 Estes são os casos que a ciência médica intitula de gêmeos siameses. Ocorre quando um embrião precoce se separa parcialmente para formar dois indivíduos. Os bebês costumam ser ligados pelo tórax, pela pélvis ou pelas nádegas, e algumas vezes compartilham órgãos. Na maioria dos casos, eles são natimortos ou morrem logo após o nascimento. Os gêmeos que sobrevivem podem ser separados por cirurgia, cujo sucesso depende do local por onde eles estão unidos e dos órgãos compartilhados. — N. T.

144 – Allan Kardec

Are sens

Copyright 2023-2059 MsgBrains.Com